sexta-feira, julho 22, 2011

Patrocínio: como a Petrobras investe em projetos de esporte




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muitas vezes a melhor maneira de levar cultura para um território é levar projetos integrados. Por exemplo: você pode realizar um projeto macro, que contemple ações sociais, culturais e esporte.

O Produtor Cultural Independente fez uma pesquisa no site da empresa e transcreve um pequeno resumo sobre as diretrizes gerais de patrocínio esportivo e informações sobre o programa Petobras Esporte & Cidadania.


Diretrizes gerais do patrocínio esportivo


Acesse este link.



Programa Petrobras Esporte & Cidadania





O Programa Petrobras Esporte & Cidadania foi construído em alinhamento com a Política Nacional do Esporte com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuir para a democratização do acesso popular a práticas desportivas.


Esporte Educacional



O segmento de esporte educacional tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao esporte, como estratégia de inclusão social.

A partir de parcerias com o poder público e a sociedade civil, os recursos serão destinados a projetos que contribuam para a construção da cidadania e efetivação de direitos por meio do acesso a práticas desportivas qualificadas e inclusivas. Espera-se que os resultados de todas as ações contribuam para o fortalecimento de políticas públicas de afirmação do esporte como um direito e qualificação das práticas do setor. A Petrobras reconhece que o esporte é elemento constitutivo de uma educação emancipatória, baseada na compreensão crítica da realidade e no pleno exercício da cidadania. A Petrobras acredita no desenvolvimento humano e social por meio do esporte. Serão investidos, no segmento de esporte educacional, R$ 165 milhões até 2014.


Ações e Diretrizes do Esporte Educacional

• Promover a interação das diferenças e o respeito às individualidades
• Atuar em sinergia com políticas públicas, especialmente nas áreas de esporte, educação e cultura
• Incentivar a autonomia, a cooperação e a co-responsabilidade
• Valorizar as identidades regionais e saberes populares
• Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo de crianças e adolescentes



Linhas de Atuação do Esporte Educacional

• Atendimento direto a crianças e adolescentes
• Fortalecimento das Redes de Esporte Educacional
• Incentivo a tecnologias sociais para o esporte


Temas Transversais

• Gênero
• Igualdade racial
• Pessoas com deficiências
• Pescadores e outros povos e comunidades tradicionais


Indicadores do Esporte Educacional

• Atendimento direto a crianças e adolescentes
% Participantes com melhoria de desempenho na educação formal
% Participantes concluindo o período total de atendimento
% Estudantes de escolas públicas/bolsistas


• Fortalecimento das Redes de Esporte Educacional
Números de parceiros locais
Números de profissionais em atividades de formação


• Incentivo a tecnologias sociais para o esporte
Números de tecnologias sociais desenvolvidas voltadas para o esporte


Esporte de Rendimento



Com foco principal na participação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o segmento Esporte de Rendimento é voltado para a formação de atletas de alto nível, contribuindo para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro.

Para o apoio, foram selecionadas algumas das modalidades que historicamente menos recebem patrocínios e que, ao mesmo tempo, disputam um grande número de medalhas: boxe, esgrima, taekwondo, remo e levantamento de peso. Dentro dessas modalidades, serão contemplados 110 atletas com potencial olímpico, principalmente jovens de categorias de base, e mais de 80 profissionais de comissão técnica, equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, nutricionistas etc.) e setor administrativo.

Os recursos serão aplicados em bolsas, pagamentos, equipamentos, infraestrutura e apoio a participação em competições de nível mundial.


Esporte de Participação



O segmento Esporte de Participação inclui iniciativas desportivas que têm como objetivo principal a interação social entre seus praticantes e a promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida.Para isso, a Petrobras dará continuidade às ações bem-sucedidas que já desenvolve, como corridas, regatas, desafios ciclísticos e festivais. A proposta é mobilizar a opinião pública, aumentar a visibilidade e qualificar as informações disponíveis sobre a prática desportiva.



Memória do Esporte

A Petrobras acredita que a cultura esportiva seja patrimônio de uma nação. Mais do que um registro, sua preservação é um ato de cidadania. Em 2016, o Brasil vai receber a maior festa do esporte mundial, mas muitos de nossos atletas são heróis quase anônimos. Por isso, além de sua já tradicional e conhecida atuação pela cultura brasileira, com o Programa Petrobras Cultural, a Petrobras lança uma nova ação cultural: o projeto Memória do Esporte Brasileiro, um dos segmentos do Programa Petrobras Esporte & Cidadania.

Em parceria com a ESPN Brasil, a Petrobras irá incentivar a produção e a exibição de documentários sobre o tema. O objetivo é resgatar a memória dessas grandes conquistas do esporte, difundir e divulgar diferentes modalidades esportivas, além de contribuir para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o esporte.

As inscrições estão abertas. Confira as informações no site www.memoriadoesporte.org.br e ajude a contar a história do esporte olímpico brasileiro.



Aprenda a elaborar seu projeto


Diferente dos programas para cultura e área social, os programa Petrobras Esporte & Cidadania não possui roteiro de elaboração de projetos.

Independente disso, o raciocínio para elaborar um projeto é bastante similar. O importante é que deve atender as diretrizes e linhas de atuação estabelecidas.

Veja alguns exemplos de ações e projetos apoioados:

Instituto Passe de Mágica

o lutador de taekwondo Diogo Silva garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos de Londres-2012

Fabiana Beltrame conquistou a primeira medalha de ouro do remo brasileiro em uma etapa da Copa do Mundo da modalidade



Fonte: http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


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