terça-feira, junho 07, 2011

A arte de lidar com imprevistos




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A figura acima é bem ilustrativa disso. Alerta motoristas para risco de desmoronamento. Um desmoronamento pode causar um pequeno transtorno, como um pequeno amassamento na pintura do seu carro. Pode também causar um acidente fatal.

Tudo que planejamos para uma produção, pode também desabar. Não adianta ser um "fanático" do planejamento, que acha que dá para controlar tudo que acontece no mundo. Com o planejamento, reduzimos as incertezas e aumentamos a chance das coisas saírem da forma que idealizamos. Para mim, quanto mais planejada for uma ação, um programa, um projeto, melhor. Mas os imprevistos estão e estarão presentes o tempo todo em nossas vidas.

A forma de lidar com os imprevistos é tão importante quanto saber planejar. Veja algumas sugestões.


Entenda o imprevisto e o seu impacto no contexto da produção

Reclamar, praguejar, gritar, não resolve. Pior: só estressa a sua equipe, organizadores, patrocinadores, fornecedores e público. Pior ainda: detona a sua própria saúde.

Quando um bombeiro atende uma pessoa em um desastre, ele procura fazer um rápido exame para saber as condições do acidentado. Quando ocorre um imprevisto em uma produção, a atitude a ser tomada é muito parecida. A primeira coisa a fazer é manter a calma e buscar obter informações detalhadas para entender no que o imprevisto está atrapalhando o fluxo normal do trabalho de produção.


Abandone a "técnica da inquisição"

Ficar procurando culpados não resolve. Procure pessoas que podem ajudar a resolver o problema. Depois você faz uma reunião de avaliação para saber se o problema foi falta de definição de critérios para execução de uma atividade ou falta do cumprimento de um critério previamente definido. Pode ter sido também as duas coisas.


Priorize

Nunca digitar e imprimir novamente uma lista de convidados, para não ter "stress", vai ser mais importante que sinalizar uma área de circulação que oferece risco para a circulação do público. Uma lista errada pode significar um cliente a menos. Uma área com risco de acidente não sinalizada pode significar a perda de uma vida.


Acione quem pode resolver

Muitas vezes um problema demora a ser resolvido por excesso de centralização de atividades. Desapegue-se! Acione outras pessoas. Mais importante que dizer que foi você que resolveu é você ter a certeza de que o imprevisto foi resolvido.


Registre o acontecimento e leve para reunião de avaliação

Quando planejamos uma produção, pensamos sempre no óbvio. Mas a prática da produção nos mostra o que não é tão óbvio. Imprevistos não são óbvios. Anote quando acontecerem. Procure ser detalhista na observação e no registro. Com isso você terá um bom material para:

- prevenir que o imprevisto aconteça de novo;
- ou, se não for impossível impedir, pelo menos já ter um procedimento definido para agilizar a sua solução, caso aconteça novamente.


Seja humilde e tenha uma postura de estudante

Imprevistos são sempre oportunidades para aprender e evoluir. Se você entender isso, verá que o trabalho de produção é bacana porque nos ensina a trabalhar com método e ao mesmo tempo a lidar melhor com os imprevistos que fazem parte do nosso dia a dia.

Boa produção!

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

Nenhum comentário: