quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Lucimara Letelier, especialista em captação de recursos, recomenda o dossiê de cultura do Censo GIFE 2009-2010




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muita gente fala sobre captação de recursos de maneira equivocada. Há os que acham muito difícil. Tem os que pensam que é uma forma de "ganhar dinheiro rápido e sem muito esforço". Tem gente que acha que qualquer um pode sair por aí pedindo dinheiro. Tem muita gente ganhando dinheiro chamando curso de formatação de projetos para Lei Rouanet de "curso de captação de recursos". Dentro deste universo, é importante saber separar o joio do trigo. Vou dar um exemplo de profissional que considero uma referência em captação de recursos.



Lucimara Letelier está ministrando a disciplina "Gestão de Patrocínio e Investimento Privado" no MBA em Gestão Cultural que estou cursando na Universidade Cândido Mendes. Ela possui mais de 11 anos de atuação em organizações sem fins lucrativos como ActionAid, Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Caixa Cultural (SP), Guggenheim Museum(NY), The Children’s Museum (Boston), Bienal de Artes e Articultura. Hoje é uma especialista em captação de pessoa física, mudança organizacional e estruturação de departamentos de desenvolvimento institucional.

Em todas as aulas ela tem ensinado que com estudo, método e ações planejadas aumenta-se muito as chances de se conseguir captar recursos.

Outra coisa importante: ela não trabalha somente com "importação de modelos", coisa que muitos gestores e administradores brasileiros adoram. Lucimara destaca a importância de se fazer um "raio x" da organização para a qual se pretende captar recursos, para que se possa articular os pontos fortes e oportunidades existentes, sem a necessidade de se ter que começar tudo do zero.

Competência para estabelecer diálogos construtivos e produtivos. Esta é outra grande característica desta profissional que tenho certeza que um bom captador de recursos precisa desenvolver.

Na aula de ontem, Lucimara passou uma excelente dica que compartilho agora com todos: o GIFE, uma rede sem fins lucrativos que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem em projetos com finalidade pública, lançou o Censo GIFE 2009-2010, que é um mapeamento dos maiores investidores sociais privados do Brasil.

Nesta edição, foram aprofundadas questões relacionadas ao investimento social em Cultura, uma das principais áreas de atuação dos Associados GIFE.

Conheça o dossiê "especial cultura"

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. É um profissional que gosta de planejar e de executar. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Recomenda os cursos da Associação Brasileira de Gestão Cultural, o Programa Petrobras Cultural e os projetos do Itaú Cultural.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário: