segunda-feira, dezembro 13, 2010

Quem são nossos parceiros? Entenda o conceito de stakeholders


Pesquisa utiliza o conceito de "stakeholders"



Por Alê Barreto*


Utilizo o período de final de ano para avaliar o que avançou e o que tem que mudar. Muita gente faz isso. Não considero que um momento de reflexão seja uma fórmula ou garantia de sucesso, mas considero muito construtivo para minha vida parar para olhar o que realizei e o que não realizei. Perceber o que é hoje o meu momento de vida e projetar o que valhe a pena repetir e que precisa mudar.

Uma coisa que precisa ser ampliada é a relação com "stakeholders". Você sabe o que é isso?

Stakeholders são "grupos interessados" no que uma organização faz. Numa empresa, stahkeholders são os clientes, os acionistas, funcionários, fornecedores e empresas parceiras. Embora pareça óbvio que devemos valorizar quem nos valoriza, isso na prática nem sempre ocorre, devido a dificuldade de priorizarmos o que deve ser feito em meio a tantas atividades que precisam ser realizadas no dia a dia.

Muitas vezes também gastamos muito tempo na relação com interessados que no fundo não estão tão interessados. Nessa hora, vale a pena parar uns minutos para pensar "quem são nossos parceiros"? Esta reflexão abre grandes possibilidades de mudança no que estamos fazendo.

Há poucos dias comprei a edição especial da Carta Capital que apresenta as empresas mais admiradas no Brasil em 2010, segundo pesquisa feita pela revista. Sabe qual é o conceito que a pesquisa passou a utilizar? Conceito de stakeholders.

Quem demonstra com ações que está realmente interessado no que você esta fazendo?


*********************************************************************************

Aprenda a Organizar um Show no Santander Cultural dias 15 e 16 de dezembro



Faça sua inscrição e aprimore sua qualificação para trabalhar com cultura e entretenimento.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. Gosta de planejar e de meter a mão na massa. É também autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Trabalha sua presença digital saudável nos blogs Alê Barreto, "Aprenda a Organizar um Show" e Encantadoras Mulheres.

Recomenda a todos que conheçam a Associação Brasileira de Gestão Cultural e o SEBRAE.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)


alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: