sábado, dezembro 04, 2010

Profissionais com boa formação e que gostam do que fazem trazem melhores resultados para carreiras artísticas


Graça dos Prazeres: cuidado e afeto com os alimentos. Exemplo a ser seguido pelos produtores que cuidam dos artistas


Por Alê Barreto*

Uns dias atrás, tive vários insights lavando roupa. Isto deu origem ao texto de "De roupa (e alma) lavada". Hoje os insights vieram de outra experiência do meu cotidiano aqui no Rio de Janeiro.

Fui até a casa de um novo amigo, próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas, para um almoço. Cardápio? Comida natural. A chef era a amiga Graça dos Prazeres.

Graça tem uma habilidade incrível. Vê-la preparar os alimentos é um espetáculo à parte. Enquanto ela espiava se o peixe já tinha assado, ensinava uma pessoa a preparar o suco verde e dava uma verdadeira aula sobre o bem estar que cada prato faz para nossas vidas, fruto de sua experiência com o projeto Oficina da Semente,




do doutor Alberto Peribanez Gonzalez, autor do livro "Lugar de Médico é na Cozinha". Todos ficam encantados com a leveza, a beleza e o sabor de cada refeição que ela prepara.

Porque não como assim todos os dias? Este encantamento me fez perceber que muitas vezes aceito comer alimentos menos saudáveis e menos saborosos no meu dia a dia, por não dar a atenção necessária para minha alimentação. Muitas vezes justifico isso pensando: "comida não é a minha atividade principal". Mas, no fundo, sei que é só uma desculpa. Sem uma alimentação leve, bonita, saudável e prazerosa, não irei conseguir realizar a arte de viver em toda sua plenitude. Esta situação de "acomodação" também ocorre na produção e na administração de trabalhos artísticos.

Muitas vezes os artistas passam anos pensando que "produção" é uma atividade administrativa, uma atividade de suporte, menos essencial. Dedicam toda sua atenção e investimento financeiro somente para gravar, escrever, ler, filmar, dançar. Isso faz com que tenham que fazer sua própria produção, muitas vezes sem o preparo necessário, ou que tenham que aceitar participar de shows e projetos em condições precárias, por não ter alguém que os represente e trabalhe para minimizar isso. Com o tempo, cansados de passar por tantas experiências ruins, acabam aceitando trabalhar com produtores tolerando grosseria, falta de profissionalismo, baixa qualificação e péssimo atendimento.

Mas isso está mudando. Os artistas novos (e muitos com bastante experiência) já estão se dando conta que é preciso "alimentar" sua carreira formando equipes com profissionais que tenham boa formação e que gostam do que fazem. Isso sempre traz mais leveza, beleza e sabor para sua arte. E mais resultados.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: