sexta-feira, novembro 26, 2010

Assista o documentário "Notícias de uma guerra particular"


Capa do DVD "Notícias de uma guerra particular"


Por Alê Barreto*


"(...) a Polícia Federal estima que o comércio de drogas empregue 100.000 pessoas no RJ. Ou seja, o mesmo número de funcionários da prefeitura da cidade. Nem todas estas pessoas moram em favelas. No entanto, a repressão se concentra exclusivamente nos morros cariocas. Este programa, rodado ao longo de 97 e 98, ouviu as pessoas mais diretamente envolvidas neste conflito: o policial, o traficante e, no meio deste fogo cruzado, o morador".

O texto acima é uma transcrição da voz em off que abre o documentário "Notícias de uma guerra particular" de João Moreira Salles e Kátia Lund.

Antes de tirar conclusões apressadas sobre os ataques no Rio, amplie sua formação como produtor cultural independente e assista este filme. Traz mais informações sobre as origens da situação complexa em que se encontra hoje a cidade do Rio de Janeiro.

Quem comprar ou arrumar emprestado o DVD, que é duplo, terá acesso no disco 1 ao filme, faixa comentada por João Moreira Salles, Katia Lund, Eduardo Coutinho e Carlos Alberto Mattos e outro documentário, o "Santa Marta: duas semanas no morro" (produzido em 1987 por Eduardo Coutinho). No disco 2 encontrará íntegra das entrevistas com General Nilton Cerqueira, Capitão Pimentel, Paulo Lins, Adão, Soldado Milton, Adriano, Gordo, Hélio Luz e filmografia dos filmografia dos diretores.

Caso você não tenha o DVD, o filme também está disponível no youtube.

É um excelente material didático para projetos culturais em escolas.




Parte 1 do 7




Parte 2 do 7




Parte 3 do 7




Parte 4 do 7




Parte 5 do 7




Parte 6 do 7




Parte 7 do 7


Leia também o artigo de Luiz Eduardo Soares.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: