segunda-feira, outubro 18, 2010

Qual é a visão que os paulistas têm de cultura?




Por Alê Barreto*


Recebi do meu amigo Luiz Pedreira Jr., da Visuart Comunicação Dirigida, a informação de um importante seminário que irá ocorrer em SP.

Eu não vou poder ir, pois estarei no Rio Grande do Sul ministrando a 10ª turma do "Aprenda a Organizar um Show" na Unisinos (veja informações sobre o curso), mas se estivesse no RJ, faria uma forcinha de pegar a ponte aérea e assistir. O trabalho que será apresentado está em sintonia com a necessidade de organização do setor cultural brasileiro. Precisamos trabalhar com informações e abandonar os "achismos".

O projeto da pesquisa é da J.Leiva Cultura & Esporte, com as parcerias da Datafolha e Fundação Getúlio Vargas (FGV), tem o patrocínio da CPFL Energia e conta com o apoio da Pinacoteca do Estado de São Paulo, PROAC e Governo do Estado de São Paulo. Todas estas empresas e instituições públicas estão de parabéns pela iniciativa.


PESQUISA INÉDITA TRAÇA PERFIL CULTURAL DO PAULISTA

No dia 21 de outubro, quinta-feira, serão apresentados no seminário Como investir em cultura? os primeiros resultados da pesquisa realizada pela Datafolha sobre a visão que os paulistas têm de cultura e a sua frequência a equipamentos culturais. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) colaborou na concepção do questionário e participará da análise dos resultados.

O principal objetivo do projeto, desenvolvido pela J.Leiva Cultura & Esporte, é fomentar a produção e a divulgação de informações sobre a cultura no país. A ausência de dados básicos sobre a atividade cultural, do número de teatros existentes aos empregos gerados, dificulta a compreensão da dinâmica do setor e a tomada de decisão por parte dos gestores culturais, públicos e privados.

O seminário tem a entrada franca.

Veja abaixo como participar, a programação com os temas, nomes dos palestrantes e horários.
Como participar: basta enviar um e-mail para seminario@jleiva.com.br ou telefonar para (11) 3512-2125, das 10h às 12h e das 14 às 18h. No e-mail é necessário informar o nome completo; telefone celular e fixo com ddd; e-mail; nome da instituição que representa ou trabalha; cargo ou área de atuação.

programação
cadastramento - 8h às 9h

PRIMEIRA MESA - 9h30 às 0h30
O que é cultura? O que ela representa para as pessoas? Da arte ao entretenimento
Debatedores: José Teixeira Coelho Netto (MASP), Tales Ab’ Saber (Psicanalista) e Laís Bodanzky (Cineasta)
Mediação: Marcelo Araújo (Pinacoteca)

SEGUNDA MESA - 10h45 às 2h15
Infra-estrutura e acesso. Cultura nas pequenas, médias e grandes cidades
Debatedores: Augusto Rodrigues (CPFL), Fernanda Bandeira de Mello (Secretaria de Estado da Cultura) e Cristina Lins (IBGE)
Mediação: Robinson Borges (Valor Econômico)

TERCEIRA MESA - 14h às 15h30
Economia da cultura, informação e indicadores
Debatedores: José Luiz Herencia (Ministério da Cultura), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Marcos Gonçalves (FGV)
Mediação: João Leiva (J.Leiva Cultura & Esporte)

QUARTA MESA - 15h45 às 17h15
Hábitos culturais. A importância da educação
Debatedores: Denise Grinspum (Arte na Escola), Paulo Pélico (Apetesp) e Ricardo Szperling (Cinemark)
Mediação: Ana Paula Sousa (Folha de S. Paulo)

Data: quinta, 21 de outubro de 2010
Local: Estação Pinacoteca - Auditório Vitae - 5º andar. Largo General Osório, 66 - Centro. São Paulo (SP). Atividade com Certificado.
Vagas: 160 lugares



*********************************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: