quarta-feira, outubro 13, 2010

Programa mostra que a produção cultural na TV pode ir além de artes e entretenimento





Por Alê Barreto*


Domingo passado, enquanto assistia pela TV o Rage Against The Machine se apresentando no festival SWU, lembrei que em setembro havia publicado no blog vários assuntos que entendo merecerem atenção por parte dos produtores culturais independentes. Se domingo foi o dia em que enxerguei o link entre "produção cultural e meio ambiente", hoje o assunto foi "produção cultural e sua relação com o exercício da cidadania". Dois fatos disparam esta minha reflexão.

Um deles foi acompanhar o início do resgate dos mineiros no Chile. Um momento como esse deveria ser exibido para quem vive fazendo discursos apocalípticos e pessimistas sobre o mundo. Precisamos utilizar a arte para transformar estes imaginários. Há muito mais humanidade no mundo que vivemos do que imaginamos. Basta estarmos atentos para perceber.

O outro fato foi assistir a excelente reportagem do programa A Liga da TV Bandeirantes documentando uma ocupação do MSTC (Movimento dos Sem Teto do Centro) num prédio abandonado em São Paulo. Equipe de apresentadores e de produção do programa estão de parabéns. Com exceção dos programas exibidos na TV Brasil e em canais de TV a cabo, fazia tempo que não via um programa tão sério e útil à população em um canal aberto de TV. Rafinha, Thaíde, Débora e Rosanne mostraram um movimento social completamente diferente do que costuma ser apresentado por alguns meios de comunicação. Ao invés da conhecida prática de "criminalizar" pessoas de baixa renda que lutam pelos seus direitos, o programa A Liga mostrou as dificuldades, os sofrimentos, os preconceitos, a vulnerabilidade e principalmente a coragem que as pessoas deste movimento tem de pressionar o poder público para que resolva o déficit de mais de 8 milhões de moradias no Brasil. A líder a ocupação era uma mulher.

O sistema de comunicação em nosso país está mudando. Assista também aos outros programas.


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: