terça-feira, outubro 05, 2010

Especial "29ª Bienal de São Paulo: quando você enxerga algo do outro em você?"





Por Alê Barreto*


A visita a Bienal gerou muito conteúdo. Vou compartilhá-lo em vários posts. Vamos ao primeiro.

Tendo como base a afirmação do crítico Paulo Sérgio Duarte de que "toda avaliação estética foi e vai ser um juízo de valor, (...) sempre de natureza subjetiva", e as orientações da artista plástica Eliane Barreto, contidas no roteiro de possibilidades de apreciação que elaborei para visitar a Bienal, segui ontem bem cedo para o Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, junto com o grupo de convidados do blog Fatos e Dados da Petrobras, formado por pessoas atuantes na promoção da arte.




Na chegada, fomos recebidos por Pedro França, coordenador da programação dos Terreiros, e pelo Diogo de Moraes, coordenador do projeto educativo. Recebemos as boas vindas e ouvimos a uma rápida explanação de Pedro que falou sobre a conexão do tema da Bienal com o projeto do espaço da exposição e com a concepção dos Terreiros. Três frases dele contribuiram muito para o melhor aproveitamento da visita: "a Bienal propõe algo, o mundo responde e a política se faz neste encontro"; "o espaço tem a dimensão do labirinto, a possibilidade do encontro, a possibilidade de se perder"; "os Terreiros são espaços de diálogo da Bienal, com uma programação que estimula que as discussões ganhem densidade".

Iniciei a visita de forma diferente. Não olhei as obras no sentido "do início para o fim da exposição" e tampouco segui roteiros propostos por revistas e curadores. Fiz o meu caminho.

As palavras da frase "quando você enxerga algo do outro em você?" foram as primeiras imagens que chamaram minha atenção no pavilhão da Bienal. Estavam escritas na parede externa do ateliê educativo.

Após visualizei um homem saltando sobre um círculo de fogo, em uma foto preto e branco muito antiga. A imagem foi adquirida em brechó era parte do leilão proposto pela obra "Menos Valia", de Rosângela Rennó. No mundo da mais valia, sua proposta de interferência poeticamente representada pela coleta e devolução de objetos para circulação, me fez pensar sobre os diferentes ciclos das coisas e do ciclo de minha própria vida.


"Menos Valia"/Rosângela Rennó/imagem de divulgação do site da Bienal


Cadeiras vazias. Uma criança perguntou para mim: "dá para sentar?" Não sabia o que responder. Mas pude perceber que não se tratava apenas de algo óbvio. A obra era provocativa. E a menina que me fez a pergunta havia sido provocada. "Audience" do artista Pedro Barateiro me fez também ter vontade de ocupar aquele espaço e me fez pensar na importância de se pensar a ocupação dos espaços artísticos. Faz sentido centros culturais, envoltos em uma aura institucional, estarem com suas platéias vazias? Como se pensar na ideia de audiência, de platéia, vendo cadeiras vazias?


Audience/Pedro Barateiro/imagem de divulgação do site da Bienal


Dança. Um vídeo com pessoas dançando músicas latinas. Pareciam ritmos cubanos. Na hora, pensei que se tratava apenas de um recurso visual, um suporte em vídeo para uma instalação. Mas era mais que isso. Olhando com mais atenção, próximo do vídeo, havia uma série de desenhos. Partituras de uma dança. Imagens que remetiam a ideia de harmonia. A obra "Un lugar para vivir cuando seamos viejos" mostrou que a terceira idade é um lugar. Um lugar para se viver. Um lugar para se dançar, como faz o casal apresentado no vídeo: dança todas as semanas num mercado da Cidade do México.


Un lugar para vivir cuando seamos viejos, El baile: Danzón / Conchita, Lucio, Maria Ascención/ imagem de divulgação do site da Bienal


Havia na parede mais uma pista desta obra. Deixo a pesquisa para aguçar a sua percepção de produtor cultural independente.

Visite: http://www.unlugarparavivircuandoseamosviejos.blogspot.com


As três obras mostram arte e política.



*******************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: