domingo, outubro 10, 2010

Aprenda a Organizar um Show com o exemplo do SWU




Por Alê Barreto*


Em setembro citei uma série de assuntos que na minha opinião mereciam atenção dos produtores culturais independentes. Um deles foi "produção cultural e sua relação com o meio ambiente". Hoje começou um mega festival no Brasil que aponta para esta direção. Estou agora assistindo pela TV o primeiro dia SWU (Starts With You – Começa Com Você) vendo Rage Against The Machine executar "Bulls on Parade".



Guitarrista Tom Morello, do Rage Against The Machine doou ingressos para o Movimento dos Sem Terra.
Fonte: http://multishow.globo.com/SWU/Noticias/Rage-Against-da-ingressos-de-graca-para-MST.shtml



Navegando no site do SWU, fiquei surpreso com a organização do festival. Nele você encontra informações sobre sustentabilidade, sobre como divulgar este conceito (uma inteligente estratégia de relacionamento com o público-alvo), um plano de ações que organiza práticas sustentáveis no festival (reforça o compromisso público de sustentabilidade da organização do evento), flash mobs (aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação previamente organizada através de e-mails ou redes sociais, na qual as pessoas se dispersam tão rápido quanto se reunem) e quais organizações já se engajaram . Vale a pena conhecê-las: SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Care Brasil, Matilha Cultural, 350.org, Associação Prato Cheio, Projeto Guri, Um teto para meu país, Caminho das águas, 5 Elementos, Ecosurfi, Artemisia Negócios Sociais, Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, Associação Cidade Escola Aprendiz, Campanha Limpa Brasil, Instituto CicloBR, Vitae Civilis, Coletivo Ecologia Urbana, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Internacional da Paz, Setembro Verde e Catraca Livre.




Mas além da questão da sustentabilidade e a ótima programação, vou lembrar do SWU por mais duas ações de destaque: uso inteligente da comunicação e qualidade na organização do show. Se você visitar o site, verá que há uma integração muito inteligente entre gestão de conteúdo, mobilização de formadores de opinião, uso das mídias sociais e engajamento da imprensa. Além disso, o site é muito bom nos quesitos usabilidade e relacionamento.

Me referi à qualidade na organização pois é raro um festival no Brasil ter o cuidado de orientar como deve ser a participação de menores (menores com idade entre 14 e 15 anos só poderão entrar se estiverem acompanhados de responsáveis legais, os quais deverão permanecer no evento enquanto eles ali estiverem). Até onde me lembro, o outro grande evento que faz isso é o Campus Party. Outra ação muito bem vinda: há no site um guia de informações, que inclui orientações sobre o polêmico tema do consumo de drogas. No meu curso "Aprenda a Organizar um Show", sempre me perguntam como a produção deve proceder em relação a este assunto. A orientação que passo é a mesma que a organização do festival está dando: "o consumo, o porte e a venda de drogas ilícitas não serão aceitos de acordo com a legislação nacional em vigor".

Com tantas realizações, só me resta dar os parabéns aos organizadores (Grupo Totalcom, Total on Demand, The Groove Concept, Visão Sustentável, Portal ECOD.org.br e TurSP), patrocinadores (Oi, Nestlé, Heineken e Coca-Cola), apoiadores (Prefeitura de Itu, Arena Maeda, Prefeitura de São Paulo, TurSP e KMPapel) e sugerir que você visite o site e conheça mais estas inteligentes práticas de gestão de cultura e entretenimento.


*******************************************************************




* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: