sexta-feira, agosto 13, 2010

Ponte Plural inaugura a parceria com o SEBRAE/RJ para a realização de seminários gratuitos sobre Novos Canais de Distribuição da Música



Por Alê Barreto*


Cada vez mais os coletivos organizados mostram que é possível desenvolver o setor cultural brasileiro.

O pessoal do Ponte Plural é um bom exemplo disso. Em parceria com a Musicalmente, lançaram o projeto Música Viva! no campus do Gragoatá da UFF, gratuito e aberto a todos, com a brasiliense Móveis Coloniais de Acaju e as niteroienses Tereza, Os Clodoaldos e Los Leslekitos.



O que acho muito construtivo é que além de construirem espaços alternativos para a música, estão promovendo diálogos entre os agentes da cadeia produtiva da música. Chamaram para isso o Fabrício Ofuji (produtor da banda Móveis Coloniais de Acaju), Talles Lopes (representante da ABRAFIN, Circuito Fora do Eixo e produtor do Festival Jambolada), Adilson Pereira (Jornalista cultural, ex-editor da Revista Outra Coisa e Programador do Circo Voador) e Gaby Morenah (Produtora do Circo Voador) e discutem hoje o “O Mercado de Shows e Festivais e sua Influência na divulgação do artista e distribuição de seus produtos”, sob mediação de Daniel Domingues, coordenador do Núcleo de Negócios do Ponte Plural.

Enquanto alguns esperam que as coisas mudem, este pessoal faz acontecer as mudanças.

O evento será realizado nesta sexta-feira, 13 de agosto, de 15h às 17h, no auditório do SEBRAE/RJ, na R. Santa Luzia, 685, 9º andar, Centro.

As inscrições devem ser realizadas pelo telefone: 0800-570-0800 ou e-mail contato@ponteplural.com.br


Sobre o Coletivo Ponte Plural

Coletivo de empreendedores culturais do Rio de Janeiro e de Niterói, integrante do Circuito Fora do Eixo. Atua desde 2009 divulgando bandas do Rio e de Niterói em diversas viagens pelo país, acompanhando a Rede Rio Música e a Rede Niterói Música, promovendo eventos e encontrando um Brasil receptivo e que valoriza a cultura nacional. Vários laços foram formados e muitas parcerias vêm sendo estabelecidas.

No Ponte Plural os artistas atuam de forma solidária, através de troca de serviços, seja trabalhando na banquinha, vendendo cd’s, camisas ou buttons; seja contribuindo na divulgação de eventos; ou trabalhando nos mesmos.

Trabalhando em conjunto, são realizados mais eventos, mais bandas se apresentam, são realizados podcasts para a web radio e vídeos para a web tv, bem como turnês e intercâmbios nacionais, com garantia de hospedagem e alimentação nos locais de show.


Sobre os participantes do seminário

Adilson Pereira
Jornalista com longa experiência na área de música. Foi repórter do caderno “Rio Show”, do jornal “O Globo”, de onde passou para o “Extra”. Lá e em “O Dia”, atuou como jornalista especializado em música. No “Jornal do Brasil”, atuou como repórter especializado e também crítico desta área. Foi no “Jornal do Brasil” que começou a percorrer festivais – nacionais e internacionais – para cobertura. Editou a revista “Outracoisa”, também conhecida como “a revista do Lobão”, que levou à tona artistas como Mombojó, Cachorro Grande, Vanguart. Editou o site da Warner Music Brasil. Colabora como free lancer para revistas como a “Rolling Stone”. Atualmente, edita o blog “Sambapunk” e trabalha no Circo Voador nas áreas de Comunicação e Estratégia.

Daniel Domingues
Advogado formado pelo IBMEC. Coordenador do Núcleo de Negócios do coletivo Ponte Plural e produtor da banda Tereza, de Niterói.

Gaby Morenah
Produtora do Circo Voador, onde também trabalha na elaboração de projetos. É idealizadora e coordenadora do Pontão de Cultura Digital Circo Voador. Desde 2006, Gaby responde pela MoLA – Mostra Livre de Artes, um dos eventos mais concorridos da casa e da cidade. Já produziu festivais em Quissamã e coordenou em dois lugares um Encontro de Conhecimentos Livres: num assentamento do Movimento dos Sem-Terra, em São Mateus (ES), e no Quilombo do Campinho, em Paraty (RJ).

Fabrício Ofuji
Produtor da banda Móveis Coloniais de Acaju, de Brasília.

Talles Lopes
Secretário-geral da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independnetes”, produtor do Festival Jambolada e um dos produtores fundadores da associação Casas Associadas. É sócio-fundador da casa de shows Goma, em Uberlândia, onde uma série de shows com bandas do indie nacional vem sendo realizado e também um dos articuladores do Circuito Fora do Eixo e do Circuito Mineiro da Música Independente, que integra hoje dezenas de coletivos dedicados ao setor em MG.


*******************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto e valoriza encantadoras mulheres.

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@produtorindependente.com

Nenhum comentário: