quinta-feira, junho 03, 2010

Leonardo Brant instiga os agentes culturais a pensarem sobre o "Poder da Cultura"


Capa do livro


Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Fiquei sabendo esta semana que o Leonardo Brant irá ministrar um curso na próxima semana em Brasília. Lembrei então de contribuir com a divulgação de seu mais novo trabalho.

Este ano eu tive a satisfação de reencontrá-lo dia 14 de abril. Assisti a aula inaugural que ele ministrou para as novas turmas de MBA em Gestão Cultural e pós-graduação em produção cultural, promovidas pela Associação Brasileira de Gestão Cultural em parceria com a Universidade Cândido Mendes. O tema apresentado foi o "O Poder da Cultura", pesquisa publicada em seu mais novo livro.

A aula foi excelente. Fiz várias anotações. Vou compartilhar as que considero mais significativas.

Pesquisa e a pluralidade de conteúdos

Leonardo Brant fez uma extensa pesquisa buscando entender a relação da cultura com as dinâmicas sociais. Citou que os livros "Amar e Brincar" do biólogo chileno Humberto Maturana e "Palavra chave: um vocabulário de cultura e sociedade" de Raymond Williams foram pontos de partida.

Também fez questão de mencionar "Simulacros e Simulação" de Jean Baudrillard, "Simulacro e poder" de Marilena Chauí, "A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica" de Walter Benjamin, "Comunidade - A busca por segurança no mundo atual" de Zygmunt Bauman, "Cibercultura" de Pierre Lévi e "A Cultura da Convergência" de Henry Jenkins.


Importância de entender a relação entre a ficção e a realidade

Leonardo alertou para o fato de que tendemos a absorver as realidades ficcionais, pois as mesmas geram um certo conforto. A partir disso, há o risco de embarcarmos em processos de simulação da verdade e sermos absorvidos pelo conceito de "credibilidade", que pode ser trabalhado de forma massiva nas novas mídias digitais.


CTRL + V

Este foi para mim um dos principais momentos da aula. Leonardo falou sobre "CTRL + V", um documentário que está sendo construído de forma colaborativa, seguindo a seguinte premissa: fazer o que é possível assumindo todos os riscos do processo.

Assista um trecho, no qual Orlando Senna, que ocupou o cargo de secretário do audiovisual na gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura do Brasil, fala da influência e das dimensões de hollywood sobre os mercados locais. Ele afirma: "eu acho que o nosso caminho é inventar novos modelos de negócio".




Leonardo Brant vai estar em Brasília nos próximos dias 7 e 8 de junho ministrando o curso de capacitação em Gestão Cultural “O Poder da Cultura”, no qual abordará estes temas e muitos outros que fazem parte da pesquisa publicada em seu novo livro.

Quem estiver em Brasília ou cidades próximas, vale a pena conferir.


Veja o serviço do curso:


Data: 7 e 8 de junho de 2010, das 14 às 22h.

Local: Centro de Estudos da UNACON, SCS Quadra 8, Bloco B50 , 4º. Andar. Edifício Venâncio 2000 (ao lado do Pátio Brasil). Brasília/DF.

Informações e inscrições: Mirella Malta – Assessoria e Capacitação em Gestão Social, Cultural e do Terceiro Setor

Telefone: (61) 9273-9002

E-mail: mirellamalta@globo.com

Website: www.mirellamalta.com.br

Nenhum comentário: