domingo, junho 27, 2010

Conheça o processo criativo dos artistas, diretores artísticos, curadores ou produtores culturais com quem está trabalhando


Imagem do site Overmundo


Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Para se pensar a estratégia de uma ação cultural, é preciso conhecer o processo criativo do artista com quem pretendemos trabalhar.

Este processo criativo não segue um padrão. Cada artista possui seu processo criativo.

Na reportagem "Arnaldo Antunes - entrevista sobre o CD Qualquer", realizada por Vítor Lopes e publicada no jornal A Gazeta, em março de 2007, Arnaldo Antunes fala de seu processo criativo.

Veja um pequeno trecho:


Como nasce uma obra sua? Como decide se uma idéia vira música poesia, arte digital...?


Existe esse território da palavra que tudo que eu produzo envolve o trabalho com palavra, seja ela com o código musical pra virar uma canção, seja ela com algum aspecto visual que transforme aquilo num vídeo, num cartaz, enfim, num poema visual. Eu acho que a palavra é como um porto seguro de onde me aventuro para outras linguagens. O trânsito entre essas linguagens acaba sendo fluente pela própria presença da palavra poética em tudo que faço. Mas geralmente ao fazer, no processo de feitura, eu já sei o estilo que aquilo vai ter, se é pra ser cantado ou se é uma página. Quando é uma idéia visual muitas vezes já vem. Isso não quer dizer que seja sempre assim. Muitas coisas que fiz originalmente como texto foram musicadas mais tarde por mim mesmo ou por outras pessoas e acabaram virando canções. Ou às vezes faço uma canção e descubro um jogo visual ou uma forma gráfica que ressalte outro aspecto daquela letra e aquilo acaba virando um poema visual. Mas de uma maneira geral, as coisas já vêm um pouco encaminhadas, eu já prevejo se é pra ser cantado, lido, algo que passe com movimento, com cor.

[fim da pergunta]

Você conhece o processo criativo das pessoas com quem está trabalhando?

Nenhum comentário: