quarta-feira, abril 14, 2010

Produtor Cultural Independente compartilha conceito de produção cultural na Wikipédia




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Dando continuidade ao meu trabalho de compartilhamento livre do conhecimento de produção cultural, segunda passada atualizei o conceito de produção cultural da Wikipédia. A palavra "produção cultural" estava sem alteração desde 2001.

Apresentei uma síntese de conhecimentos desenvolvidos a partir da interpretação de informações contidas no Dicionário Michaelis da editora Melhoramentos, no Dicionário Crítico de Política Cultural do pesquisador Teixeira Coelho, no livro "O Avesso da Cena - Notas sobre produção e gestão cultural" de Romulo Avelar e neste blog.

Para quem não sabe, a Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[7][8] Criada em 15 de janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").


Vamos lá:



Conceito de Produção Cultural

Para se pensar no conceito de produção cultural necessitamos fazer uma primeira distinção, pois a expressão remete a dois significados fundamentais. Segundo o dicionário Michaellis, a palavra produção pode significar "coisa produzida naturalmente ou pelo trabalho", "obra literária ou artística" e "ato ou efeito de produzir". Logo, podemos falar de produção cultural como um conjunto de obras artísticas realizadas determinados grupos ou indivíduos, num determinado espaço de tempo, num determinado espaço da geografia. E também podemos falar de produção cultural e estarmos nos referindo ao ato de produzir. Nesta situação, produção cultural está relacionada ao ato de se produzir uma ação cultural.

Sendo o conhecimento de produção cultural novo no mundo e no Brasil, é comum que diferentes autores e universidades adotem diferentes conceitos para denominar esta nova disciplina.

Do ponto de vista prático, a produção cultural, enquanto ato de produzir, é um conjunto de conhecimentos que agregam valor a formação de um profissional para que possa criar e/ou administrar ações, eventos e projetos culturais.

Muitas atividades de produção cultural são realizadas por profissionais da administração, engenharia, gestão, finanças, marketing, comunicação, sociologia, filosofia, antropologia, história, artes, letras e psicologia.

Exemplos de atividades de produção cultural: organização de shows, exposições de arte, montagens teatrais, espetáculos de dança, exibição de filmes, programas de TV, programas de rádio, criação de blogs, gestão de carreiras artísticas e projetos de gestão de acervos de patrimônio histórico.

Campos de atuação da produção cultural: artes, cultura, comunicação, entretenimento, eventos e lazer.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: