segunda-feira, março 08, 2010

Planejamento, criação e gestão de blogs: novas atividades no campo da gestão e produção cultural na era digital




Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Apresento aqui em primeira mão um breve ensaio que escrevi para a disciplina de cultura digital da pós-graduação em gestão cultural. Vou entregá-lo na aula hoje à noite. Assim, ninguém estranhe se houver algum erro de português ou de normas da ABNT. A intenção é apens compartilhar uma ideia.


Planejamento, criação e gestão de blogs: novas atividades no campo da gestão e produção cultural na era digital

Alexandre Barreto


Resumo:
O objetivo deste ensaio é apresentar evidências de que o blog, uma das mais conhecidas ferramentas da web, não é mais somente um assunto relacionado a tecnologia da informação ou comunicação. Seu planejamento, criação e gestão são novas atividades que também pertencem aos campos da gestão e produção cultural.

Palavras-chave: blog, ação cultural, produtor cultural, gestor cultural.

Introdução

Relendo minhas anotações feitas nas aulas de cultura digital, ministradas pela professora Eliane Costa, no curso de MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes, me deparei com o seguinte apontamento:

“Está na hora dos profissionais que atuam nas áreas de gestão e produção cultural entenderem que um blog muitas vezes é uma ação cultural, e nestas situações, necessita de atenção para o seu planejamento , criação e gestão”.
(BARRETO, 2010)

Esta reflexão me ocorreu após visualizar o slide da apresentação de aula que mencionava a publicação do livro “Para entender a Internet”, organizado por Juliano Spyer e publicado no blog http://paraentenderainternet.blogspot.com . Se um blog é utilizado como um meio para lançar um livro, não estaria ele, de forma análoga, correspondendo a ação cultural presencial de lançamento de um livro?

Neste ensaio curto irei ampliar esta reflexão, amparado nos conceitos de ação cultural, campos de atuação dos produtores e gestores culturais e cadeia da profissionalização da cultura.

Blog: um conceito prático

Considerando que o blog não nasceu na academia e que a literatura sobre o mesmo não acompanha a velocidade de suas mudanças, não julgo necessário discorrer vários parágrafos para defini-lo.

Para efeito deste ensaio, irei adotar o conceito utilizado pelo site Blogger.com:

“O blog é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interativo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Um conjunto de links. Suas idéias. Mensagens para o mundo.

O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos. Na verdade, não há regras.
Dito de forma simples, o blog é um site onde você está sempre escrevendo coisas”.


Para facilitar o entendimento, proponho que toda vez que o leitor se deparar com a palavra “blog”, interprete a mesma como “site”, que é uma das alternativas apresentadas no conceito acima exposto.


Blog também é ação cultural

Segundo definição do Dicionário Crítico de Política Cultural, uma ação cultural

“(…)pode voltar-se para cada uma das quatro fases, níveis ou circuitos do sistema de produção cultural: produção, distribuição, troca e uso (ou consumo). A ação cultural de produção tem por objetivo específico concretizar medidas que permitam a geração efetiva de obras de cultura ou arte. Seu público será tanto o profissional quanto o amador. A ação cultural de distribuição propõe-se criar as condições para que obras de cultura ou arte entrem num sistema de circulação que lhes possibilite o acesso a pontos públicos de exibição (cinemas, teatros, livrarias, galerias, museus, bibliotecas, etc.). A ação cultural voltada para a troca visa promover o acesso físico a uma obra de cultura ou arte por parte do público, de modo particular mediante o financiamento, no todo ou em parte, do preço da obra (preço de um livro, por exemplo) ou do ingresso que a ela dá acesso (ingresso para teatro, cinema, etc.). Finalmente, a ação cultural voltada para o uso procura promover o pleno desfrute de uma determinada obra, o que envolve o entendimento de seus aspectos formais, de conteúdo, sociais e outros; para tanto, recorre à elaboração de catálogos, programas de apresentação de um espetáculo ou filme, palestras, cursos, seminários, debates, etc".
(COELHO, Teixeira. 1997)


De acordo com esta conceituação, encontramos elementos que, em muitos casos, são evidenciados em um blog.

O blog “Estética de Rodoviária”, de Carla Magalhães, Lorraine Oliveira e Antonio Bueno (http://esteticaderodoviaria.blogspot.com/2009/08/fotos-de-carla-magalhaes.html) é um bom exemplo disso. Nele estes artistas plásticos criam em meio digital intervenções relacionadas às suas pesquisas sobre teorias estéticas, filosofia e filosofia da arte. Na medida que fazem isso, geram novas obras de arte e cultura.

Outros bons exemplos são os blogs do Coletivo Esquina de Brasília (http://coletivoesquina.wordpress.com) e do Coletivo Catraia de Rio Branco (http://coletivocatraia.blogspot.com). Ambos são utilizados como meios para inserir suas manifestações artísticas em sistemas de circulação de arte e cultura.

Por fim, o próprio lançamento do livro “Para entender a Internet”, citado na introdução deste ensaio, é outro exemplo do quanto um blog também pode ser uma ação cultural, pois é utilizado para promover o uso de um livro.


O blog no campo de atuação dos produtores e gestores culturais

No livro “O Avesso da Cena – Notas sobre Produção e Gestão Cultural”, Romulo Avelar apresenta alguns campos de atuação dos produtores e gestores culturais. Produção de espetáculos, produção de turnês e atividades de ensino são bons exemplos disso. Vejamos dois exemplos.

No blog “Dedé à Suivre – notas sobre viagens & produção cultural” (http://dederibeiro.wordpress.com) a gestora cultural Dedé Ribeiro compartilha tecnologias livres de produção de espetáculos e turnês. Além disso, o blog também é utilizado para promover o acesso físico do público aos diferentes espaços culturais onde ocorrem os projetos realizados por sua empresa.

No blog “Produtor Cultural Independente” (http://www.produtorindependente.com), de minha autoria, compartilho informações relacionadas ao ensino de produção e gestão cultural.


O blog na cadeia da profissionalização da cultura

Sendo o blog percebido também como uma ação cultural e como objeto do campo de atuação de produtores e gestores culturais, é possível visualizá-lo também como um meio poderoso de estímulo ao desenvolvimendo da cadeia de profissionalização da cultura.

Talvez um dos melhores exemplos que demonstrem isso seja a organização do Circuito Fora do Eixo. Trata-se de uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos culturais. Esta rede hoje coordena o Festival Grito do Rock que ocorre em 74 cidades no Brasil e também na Argentina, Bolívia e Uruguai. Neste sistema, o blog é a principal ferramenta utilizadas para divulgação, produção dos shows, compartilhamento de tecnologias de produção e profissionalização dos coletivos afiliados.


Conclusão

Os exemplos apresentados demonstram que o planejamento, criação e gestão de blogs já fazem parte do campo de atuação dos gestores e produtores culturais, mesmo que muitos ainda não tenha se dado conta disso. Contudo, não basta apenas este reconhecimento, caso contrário correríamos o risco disto se tornar mais uma “moda” no mundo da arte e da cultura.

Além de reconhecer o blog como ação cultural, sugiro aos produtores e gestores culturais incluir o estudo de comunicação digital em seu processo de formação profissional. Mesmo que as universidades ainda não possuam conteúdo específico relacionando blog às ações culturais, é possível tomar emprestado de outros campos de conhecimento, principalmente da área de comunicação, informações úteis para planejar, criar e administrar blogs.


Bibliografia

AVELAR, Romulo. O Avesso da Cena – Notas sobre Produção e Gestão Cultural. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008.

BARRETO, Alexandre. Cultura e Tecnologia: disciplina de cultura digital ministrada pela professora Eliane Costa, jan. e fev. 2010. Notas de aula.

BLOOGER. O que é um blog? Disponível em Acesso mar. 2010.

COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural: Cultura e Imaginário. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 1997.

COLETIVO CATRAIA. Disponível em (http://coletivocatraia.blogspot.com). Acesso Mar. 2010.

COLETIVO ESQUINA. Disponível em Acesso Mar. 2010.

COSTA, Eliane. Cultura e Tecnologia. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, jan-fev 2010. (Aulas ministradas).

ESTÉTICA DA RODOVIÁRIA. Disponível em Acesso Mar. 2010.

DEDÉ À SUIVRE – Notas sobre viagens & produção cultural. Disponível em Acesso Mar. 2010.

PORTAL FORA DO EIXO. Circuito Fora do Eixo. Disponível em Acesso Mar. 2010.

PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE. Disponível em Acesso Mar. 2010.

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