terça-feira, janeiro 12, 2010

Começa dia 13 de fevereiro o curso de extensão "Cultura Digital"




Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter


Como ser um produtor cultural independente é estudar para ampliar o olhar sobre as culturas, segue abaixo uma boa oportunidade de curso para fazer no período de férias.


Universidade Candido Mendes
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Programa de Estudos Culturais e Sociais
Curso de Extensão "Cultura Digital" (disciplina do MBA em Gestão Cultural)

Carga horária: 15h
Dias: 13, 18, 25 de janeiro, 1 e 8 de fevereiro de 2010
Horário: 19h às 22h

Programa:
Reflexões e novos paradigmas advindos da Cibercultura. As janelas digitais e a "Economia da Atenção". Novas percepções e ações promovidas pela interatividade de interfaces e pela convergência digital.

A cibercultura e as mudanças no cotidiano e nas relações sociais e produtivas. Web 2.0. Comunidades culturais virtuais. Acesso ao conhecimento, à informação e à cidadania. Reflexões e ações para dirimir as barreiras da exclusão digital, exclusão cultural e exclusão social.

Reconfiguração da cultura e dos públicos: da era da espetacularização. A Internet, TV digital e rádio digital como desafios na promoção da diversidade cultural na rede.

Distribuição digital X direitos autorais. Open Business. Creative Commons. Cultura Livre. Novos modelos de negócio e de consumo. Mercados periféricos.

Novos modelos de interação cultural e produção colaborativa, no “centro” e nas “periferias” globais.

Estudo de casos: Wikipedia, YouTube, Overmundo, Canal Contemporâneo, Idança, Porta-curtas, Portal Literal, Festival Visões Periféricas, Cine CUFA (Central Única das Favelas), projetos Afroreggae (Rádio digital comunitária e Centro de Inteligência Coletiva Lorenzo Zanetti em Parada de Lucas) e Centro Cultural Wally Salomão de produção de conteúdos digitais, em Vigário Geral), coleção Tramas Urbanas, Spetaculu, Reperiferia.

Professora:
Eliane Costa

Titulação: Mestranda em História, Política e Bens Culturais na FGV-RJ. Pós-graduação na UFRJ e MBA em Comunicação com Formação em Marketing pela ESPM.
Graduada em Física, pela PUC-Rio, é Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras. Como funcionária da Petrobras foi analista de sistemas e projetista de sistemas de multimídia institucional, tendo gerenciado o núcleo de Comunicação nos órgãos de Tecnologia da Informação e na Área de Negócios Internacionais. É coordenadora do módulo “Cultura e Tecnologia” e professora de Cultura Digital no MBA de Gestão Cultural, na pós-graduação de Produção Cultural e no Curso de Extensão em Economia da Cultura, todos na Universidade Candido Mendes.

Inscrições Abertas
Vagas Limitadas
Emissão de Certificado
Valor: R$ 350,00 à vista ou 2x R$ 175,00

Informações e Inscrições:
Universidade Candido Mendes
Rua da Assembléia, 10 sala 616
tel. (21)2531 2000 r. 257 / 289 ou 3543-6489 e-mail: pecs@candidomendes.edu.br
www.gestaocultural.org.br / www.candidomendes.edu.br

Um comentário:

Caio César Loures disse...

O curso foi adiado para o dia 18/01!
; )