quinta-feira, dezembro 31, 2009

Palavras que quero compartilhar antes da chegada de 2010


Prosperidade


Escolher em novembro de 2002 o que eu queria fazer nos próximos anos da minha vida, aos 29 anos de idade, parece ter sido uma das decisões mais importantes até hoje. Este momento especial provocou uma verdadeira reação em cadeia. Muitas outras decisões se originaram desta.

Cada final de ano volto a pensar sobre isso: o que fiz da minha vida? O que eu faço da minha vida? O que eu vou fazer da minha vida? E cada vez que penso, me sinto feliz e tenho vontade de falar sobre isso. A coragem de tomar a decisão de mudar me levou a trabalhar hoje somente no que gosto, morar numa cidade linda, estar perto do mar, viajar pelo Brasil, retomar o gosto pela leitura, me aproximar da música, descobrir o prazer de compartilhar o conhecimento.

Hoje a minha prioridade é aprender a construir uma autonomia que me permita viver da forma mais próspera, livre e prazeirosa possível cada novo ciclo da minha vida.





Um dos valores que decidi utilizar para realizar a minha prioridade é a gratidão. Então agradeço a sua contribuição para o meu projeto de vida. Cada vez que você lê um post, segue o blog ou o twitter, envia perguntas, críticas e sugestões por e-mail, participa dos cursos, utiliza o método "Aprenda a Organizar um Show", indica para seus pares o meu trabalho ou presencialmente dialoga comigo, você coopera comigo. Em retribuição a isso, vou compartilhar com você os meus valores. São um remix de várias leituras, revistas, livros e reportagens, dos mais diferentes autores.


Reciprocidade e gratidão
Aprender a agradecer e retribuir, todos os dias.


Espiritualidade
Aprender a dedicar boa quantidade e qualidade de tempo para conexão do meu espírito com meus pensamentos, sentimentos, ações e com os relacionamentos humanos que são para mim fundamentais.


Autoconhecimento
Aprender a viver nas diferentes etapas da minha vida, em diferentes ambientes e conviver com fatos e eventos não lineares.


Autonomia
Aprender a contar com minhas próprias reservas para enfrentar os desafios rotineiros. Baixar os níveis de expectativa sobre o comportamento das outras pessoas. Concentrar-me nas minhas qualidades e possibilidades todos os dias.


Amor
Aprender a expressar o meu amor nos meus relacionamentos, com troca, beleza, carinho, toque, palavras, liberdade, responsabilidade e expansão.


Tempo
Aprender o meu ritmo e respeitar o ritmo das pessoas com quem convivo. Colocar-me disponível para realizar aquilo que me proponho.


Disciplina e persistência
Entre olhar e compreender existe uma construção. Mudanças comportamentais não ocorrem de uma hora para outra. São incutidas por intermédio da repetição do estímulo.


Comunicação
Aprender a utilizá-la para construir, me colocar disponível e acessível.


Criatividade
Aprender a utilizá-la para evoluir.


Alegria
Aprender rir de mim mesmo, dos meus erros e bobagens.


Esperança
Aprender a visualizar o futuro da melhor forma possível.


Prazer
Aprender a aguçar o tato, o paladar, a audição, olfato e a visão.


Flexibilidade
Aprender a ter jogo de cintura para enfrentar imprevistos.


Resiliência
Capacidade de retornar ao meu estado original após sofrer uma grande pressão.


Prosperidade
Aprender a me conectar e me manter junto de redes de abundância.


Humildade
Aprender a me relacionar com os meus sucessos.


Desapego
Aprender e praticar o ciclo das coisas.


Coragem
Aprender a dar mais a cara para bater.


Desacelerar
Aprender a todos os dias me desconectar do turbilhão, fazendo pausas Prestar atenção na respiração, observar o tráfego de pensamentos.


Corpo
Aprender a dedicar boa quantidade e qualidade de tempo para manter o meu corpo saudável.


Alimentação
Produzir, preparar, fruir e digerir os meus alimentos.


Sono
Cuidar da forma como descanso e desperto.


Espaços
Cuidar do conforto e energia dos meus espaços.


Passado
Recriar a memória, reinventá-la.


Estes valores não são rígidos. Possivelmente irão mudar com o tempo, assim como muda o Universo, assim como muda a minha vida.


Que em 2010 a gente possa estar cada vez mais juntos. Que a nossas trocas se ampliem. Que a gente cada vez mais fortaleça esta rede de pessoas que acreditam que é possível escolher o que fazem, que é possível trabalhar com arte e cultura e que é possível realizar uma ação cultural com método.

E que a gente lembre: a maior de todas as artes é a arte de viver bem.

Volto a colocar conteúdo a partir do dia 10 de janeiro de 2010. Aproveite os posts da retrospectiva 2009 para ler o conteúdos que você ainda não conhece.

Muito obrigado e feliz ano novo!


Um grande abraço,


Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Nenhum comentário: