sábado, dezembro 19, 2009

Devagar: ainda há tempo para realizar muita coisa




Alê Barreto (produtor cultural independente)
Twitter


Está virando moda as pessoas diminuirem o tempo e sofrerem com esta diminuição. Pelo menos na área cultural isso tem acontecido com uma certa frequência. Eu encontrei gente aqui no RJ em junho que me disse "acabou o ano". Depois ouvi essa frase em agosto, setembro, outubro, novembro. Agora em dezembro, mesma coisa. Só que não tinha acabado o ano. E ainda não acabou o ano.

Você pode estar achando que eu estou sendo radical e que "acabou o ano" era só uma expressão. De fato, "acabou o ano" é uma expressão. Mas quando pronunciada em rede, por muitas vozes, repetidamente, a expressão dá origem a um discurso que dá preferência para o olhar sobre o que não conseguiremos realizar ao invés de valorizarmos o que é possível fazer com o tempo que temos.

Esta dificuldade de lidar com o concreto, que é o tempo que de fato temos, ocasionada pela turbulência do culto da velocidade, precisa ser repensada, principalmente na área cultural. A improdutividade é muito alta ainda no setor cultural. A dificuldade de entender e gerenciar o tempo é uma das causas.

Se você presta serviços como produtor freelancer, pare de pensar que sempre tem que sair correndo e atender todo mundo a qualquer hora do dia ou da noite todos os dias da semana. Se você está fazendo isso, dificilmente terá tempo para avaliar como está usando o seu tempo. E nesta situação, é muito provável que você esteja ganhando bem menos do que você tem capacidade de ganhar e que você já tenha se acostumado a trabalhar em péssimas condições e ambientes de trabalho. Você pode escolher. Mas precisa ter tempo para isso.

Se você tem uma empresa de produção e contrata equipes, comece a pensar que o hábito de chamar as pessoas em cima da hora só porque você tem o poder de contratar não constrói nada no médio e longo prazo. Provavelmente as pessoas estão trabalhando para você como mercenários. Trabalham só pela grana. Ninguém gosta de desorganização. Na primeira oportunidade que receberem uma proposta melhor, irão abandoná-lo. Assim, você irá ao longo dos anos sempre ter que inventar a roda de novo. Todo ano terá que formar uma nova equipe que nunca se envolve e "abraça" o projeto.

Fiz esta breve introdução para indicar a todos a leitura



do livro "Devagar" do jornalista escocês Carl Honore. Traz idéias muito interessantes sobre a percepção do tempo. Tão importante quanto aprender a administrar o tempo é buscar entender como ele está sendo percebido nos dias de hoje.

Está sem tempo para ler? Olhe com atenção o calendário. Há tempo sim. De hoje até a meia noite do dia 31 de dezembro de 2009 temos ainda 12 dias (quase 50% de um mês).

Nenhum comentário: