terça-feira, novembro 24, 2009

O Produtor Cultural Independente começa a aprender com a cultura do Acre




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Saindo do Rio de Janeiro,




o Produtor Cultural Independente viajou 3.986 km até Rio Branco/AC





para ministrar um repasse metológico de gestão em produção cultural, em parceria com o Sebrae/AC e Rede Acreana de Cultura, formada pela Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (Rio Branco), Fundação Elias Mansour, SEBRAE, SESC, IPHAM e SESI.

A ação visa formar multiplicadores para contribuirem com a capacitação básica em gestão cultural de grupos culturais do estado do Acre.

Duas coisas chamam muito a atenção nesta ação:

- a forma organizada e articulada como Estado do Acre está trabalhando para o desenvolvimento do setor cultural;

- a diversidade cultural do estado do Acre.


No primeiro dia na cidade, Alex de Lima, gestor de projetos culturais do Sebrae/AC, me levou para conhecer alguns espaços de Rio Branco. A Biblioteca da Floresta


Foto: Nattércia Damasceno

é parada obrigatória. Há uma informação muito rica sobre a história cultural do Acre e possui um telecentro muito bacana. Como a biblioteca é um espaço de encontros, tive o prazer de conhecer o jornalista Altino Machado, autor do blog da Amazônia.

Também passei pelo Parque da Maternidade, Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour, Casa do Artesão e tive uma reunião muito interessante com a Gestora de Cultura da Fundação Garibaldi Brasil, Eurilinda Figueiredo. Fiquei impressionado com a qualidade das políticas públicas que vem sendo implantadas em Rio Branco desde 2005.

Compartilho com todos vocês o blog do sistema municipal de cultura de Rio Branco, para que possamos todos aprender com esta importante experiência.




Conheçam também mais recente Informativo de Cultura de Rio Branco.

Nenhum comentário: