quinta-feira, outubro 29, 2009

Labirinto de outubro



Por Alê Barreto (produtor cultural independente)


Labirinto é um post onde são publicadas consultorias gratuitas que são realizadas para algumas questões selecionadas dentre as várias recebidas dos leitores do blog.


Pergunta

Ola Ale, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo Blog, muito interessante. Estou lendo sempre.
Bom, sou ator e agora autor de teatro e curta-metragem e estava querendo começar a produzir minhas coisas, mas essas burocracias são muito complicadas, essas leis de incentivo, lei audiovisual e lei rouanet e eu ia fazer um curso de Projeto Cultural e Captação de recursos no INDEC, mas o mesmo foi cancelado por falta de quorum, então me sinto meio perdido...heheheeh...Enfim, vc saberia me indicar algum curso q fale dessas coisas mais burocraticas de captação de recursos? Esse livro q vc fala no seu blog, o avesso da cena, comenta sobre isso?
Aguardo um retorno seu.

Abçs,
Leandro Terra, 32 anos, ator e roteirista de cinema e teatro, Rio de Janeiro, RJ


Serviço de consultoria do Produtor Cultural Independente

Caro Leandro:

Isso que você chama de burocracias, na verdade são vários conhecimentos importantes (gestão cultural, administração, produção cultural, planejamento, marketing e captação de recursos, entre outros) que cada vez mais ganham atenção dos profissionais do setor cultural.

O livro que você menciona traz informações muito boas no capítulo IV (A Relação com o Poder Público), capítulo V (A Relação com as Empresas) e capítulo XIII (Gestão de Grupos e Instituições Culturais).

Sobre curso de captação de recursos sério, recomendo que você entre em contato com a Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR)através do site http://captacao.org/recursos/


Um abraço,

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente

Nenhum comentário: