domingo, outubro 25, 2009

Cultura é a nossa arma




Por Alê Barreto (produtor cultural independente)

Há um ano atrás, no dia 14 de outubro, tive o privilégio de assistir no Itaú Cultural, em São Paulo, um debate com Damian Platt, Jorge Luis Passos Mendes (o "JB", mediador de conflitos no AfroReggae) e Edson Natale, por ocasião do lançamento do livro "Cultura é a Nossa Arma - AfroReggae nas Favelas do Rio", de autoria do próprio Damian e também de Patrick Neate.

Um ano após o lançamento deste livro, assisti a entrega do Prêmio Orilaxé no Teatro Carlos Gomes, aqui no RJ, sensibilizado e perplexo com a trágica morte do Evandro, coordenador do AfroReggae, uma pessoa muito correta e trabalhadora que conheci durante reuniões preparatórias do projeto Rebelião Cultural. Desde março este projeto desenvolvido em parceria pelo AfroReggae, Nós do Morro, CUFA e Observatório de Favelas está levando oficinas culturais aos presídios de segurança máxima do Rio de Janeiro.

Neste domingo lembrei deste companheiro, deste verdadeiro produtor cultural independente e gostaria que as pessoas que estudam produção cultural conhecessem um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo AfroReggae, descrito neste livro.

*******************************************************************


"(...) essência do que é ser humano: usar a capacidade de transcender uma situação extremamente desumanizadora, manter a liberdade interior e, desta maneira, não renunciar ao sentido da vida, apesar dos pesares".

(trecho do livro "Em busca de sentido: um psicólogo no Campo de concentração" de Viktor E. Frankl, sobrevivente de um campo de extermínio nazista)

Nenhum comentário: