terça-feira, outubro 28, 2008

Conheça o Espaço Cenográfico



Conteúdo extraído do site www.espacocenografico.com.br

O Espaço Cenográfico é um laboratório permanente de pesquisa e de experimentação nas áreas de cenografia, arquitetura teatral e outras linguagens afins. A idéia da criação desse centro de estudos nasceu da ampliação da demanda por profissionais na área e da conseqüente necessidade de se criarem alternativas para os interessados em pesquisar e fazer cenografia.

Embora o Brasil faça parte da elite cenográfica internacional, tendo inclusive recebido o prêmio máximo na Quadrienal de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Teatral de Praga, na República Tcheca em 1995, nosso país carece de escolas de nível universitário nessa área, bem como de escolas técnicas que formem mão de obra especializada, quase não conta com publicações em língua portuguesa que tratem do assunto, nem possui qualquer organismo estruturado que participe dos grandes centros internacionais como OISTAT (Organização Internacional dos Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos Teatrais) ou USITT (United States Institute for Theater Technology).

Estimulado por essas questões e após a experiência de dirigir por 11 anos o núcleo de cenografia do CPT (Centro de Pesquisas Teatrais do SESC), coordenado por Antunes Filho, onde realizava as cenografias dos espetáculos e coordenava o curso de cenografia mantido pelo núcleo, surgiu a idéia de se aprofundar os estudos da linguagem cenográfica, criando de forma independente e num ateliê próprio o Espaço Cenográfico.

O trabalho desenvolvido no CPT prioriza, e com razão, o trabalho do ator. Para o bem da cenografia, era o momento de se criar um espaço em que a prioridade fosse a discussão cenográfica; em que se pudesse encontrar uma infra-estrutura que propiciasse o avanço na pesquisa e no conhecimento do assunto. Nesse sentido, o primeiro passo foi montar uma oficina onde se pudesse trabalhar na prática com os materiais, com as maquetes, os experimentos. Aliada a isso se iniciou a criação de uma biblioteca especializada, rara no Brasil, onde hoje cerca de 2.000 títulos já estão à disposição dos interessados. Com a oficina e a biblioteca, o caminho para um curso de formação estava próximo. Temos estruturado um curso baseado nas aulas práticas, na constante visita a teatros, na discussão de cenografia de espetáculos em cartaz e acompanhamento de montagens junto a diretores e grupos de teatro sem deixar de lado o aprofundamento teórico e prático.

Paralelamente a essas atividades, outras se desenvolvem no Espaço Cenográfico, como a realização de uma publicação mensal abordando o universo cenográfico, a iluminação, a cenotécnica, a arquitetura teatral, maquiagem, figurinos, efeitos especiais, etc., ciclos de palestras mensais em que um criador ou um técnico na área faz seu depoimento seguido de debate com o público, exposições, debates, etc.
A idéia, enfim, é criar um ponto de encontro para o profissional da área. Um laboratório em constante movimento em que a troca de idéias e informações poderá, mesmo que a longo prazo, mudar as referências cenográficas brasileiras.


Coordenação do Espaço Cenógráfico

José Carlos Serroni é arquiteto, cenógrafo e figurinista de teatro, televisão e shows. É também artista plástico. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP - em 1977.

Coordena desde, de 1987, o núcleo de cenografia e figurinos do C.P.T. - Centro de Pesquisa Teatral do SESC, dirigido por Antunes Filho. Realiza anualmente um curso de cenografia, além de todos os cenários e figurinos das montagens do C.P.T. Em maio de 1998, inaugurou o Espaço Cenográfico, que reúne seu atelier e diversas atividades relacionadas à cenografia e arquitetura cênica abertas ao público, tais como biblioteca especializada, exposições, publicação de um boletim informativo sobre o assunto e um disputado curso.

Em Setembro de 2002, lançou o livro "Teatros: uma memória do espaço cênico no Brasil" (Editora Senac), que traz informações sobre 892 casas de espetáculos, contemplando os 26 Estados e o Distrito Federal.


Saiba mais

Nenhum comentário: