terça-feira, outubro 30, 2007

Fascículo 03 - Quando


Ilustração: Yara Baungarten


Nada é por acaso. Muito menos a data de um show.

Saber quando produzir é um importante passo para a realização de um espetáculo. Uma data mal planejada espanta o público. Um show sem público desmotiva os artistas, fragiliza a imagem do trabalho de produção, assusta contratantes e patrocinadores.

Leve em conta alguns fatores na escolha da data.


Shows similares no mesmo dia

Descubra as datas dos próximos shows que irão acontecer em seu bairro, cidade ou região. Busque informações em jornais, rádio, TVs, sites ou com informantes. É aconselhável não organizar um show no mesmo dia em que irá ocorrer um show com artistas muito conhecidos do grande público.


Grandes eventos

Se sua cidade possui uma feira, rodeio ou festival, agende sua data para outro período. Outra alternativa é integrar o seu show à programação do evento.


Datas comemorativas

É uma boa estratégia associar o seu show a uma data comemorativa. Se você quer produzir um show de música afro, pode fazê-lo no dia 20 de novembro que é o Dia da Consciência Negra. Outro exemplo. Junte várias as bandas e faça um festival no dia 13 de julho: o Dia Mundial do Rock. Já 02 de novembro, Dia de Finados, não é uma data conveniente para festividades, certo?


Finais de semana

São os dias em que as pessoas tendem a sair com maior facilidade.


Início de mês = grana no bolso = venda de ingressos

É melhor agendar datas no início de cada mês. A maioria das pessoas recebe seu salário entre o dia 30 e o 5º dia útil do mês seguinte. Mais chances de obter receita na venda de ingressos, principalmente, se estiver produzindo um "show por bilheteria”.


Artistas em turnê

Uma banda ou um artista se apresenta em uma cidade próxima? Você tem boas chances para trazê-los ao show que deseja produzir e com um custo reduzido.


Véspera de feriado

Cidades próximas de praias costumam esvaziar em véspera de feriado. Por outro lado, há pessoas que não viajam. Avalie.


Previsão do tempo

Há sempre risco de um show ao ar livre não acontecer em caso de chuva. É necessário estar atento à previsão do tempo e planejar uma data alternativa.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: