quarta-feira, setembro 20, 2006

Fascículo 01 - "Fazer produção", que bicho é esse?


Ilustração: Yara Baungarten


A expressão fazer a produção recebe no meio musical os mais variados significados; em linguagem usual, pode significar colar cartazes, distribuir convites, acompanhar a banda em entrevistas em rádios e TVs, coordenar o palco etc.

Fazer a produção é organizar, planejar, administrar e controlar recursos necessários para realização de um show musical. Adotaremos neste curso como sinônimo de fazer a produção executiva.


E quem pode fazer produção, afinal?

Qualquer pessoa que possua tempo, conhecimento, recursos e, de preferência, vocação para a atividade.

Atuar na produção executiva de um show musical é uma “porta de entrada” para trabalhar com cultura, caso comum entre pessoas interessadas em artes, comunicação, cinema, letras, psicologia, administração, engenharia e direito.

Há muitos profissionais desempenhando esta atividade sem conhecimento teórico. Eles começam como roadies, bilheteiros, seguranças, iluminadores, técnicos de som, assistentes de palco e, com a experiência prática, tornam-se produtores executivos, produtores culturais ou até mesmo empresários.


A responsabilidade do produtor executivo

A responsabilidade é diretamente proporcional ao seu envolvimento na organização do show. Se o produtor executivo for aquele que contrata tudo no evento, sua responsabilidade pode ser integral. Se o produtor tiver sido contratado por um empresário para prestar serviços específicos, sua responsabilidade é limitada a este serviço. Usualmente, os produtores executivos contratados “por show” são chamados de “free-lancers” ou “frilas”.

O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo

Nenhum comentário: