quarta-feira, abril 05, 2017

Marketing é importante para um artista?


Marketing é criação, comunicação e entrega de valor 




Por Alê Barreto *
Uma pessoa que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças


Muita gente odeia a palavra "marketing". Muita gente ama a palavra "marketing". Muita gente sequer sabe o que é marketing.

Há várias definições para o marketing. Uma delas, cunhada por Philip Kotler, fala que "marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores". Se você pesquisar vai encontrar muitas outras. 

Mas afinal, o marketing é importante para um artista? Não é uma pergunta fácil. Não possui somente uma resposta. Mas vou apresentar um ponto de vista. Vou transcrever a resposta que dei para o trabalho sobre produção cultural independente desenvolvido por Laura Millya, estudante do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia:

"Se o artista tem como alvo atingir uma grande audiência, não há sombra de dúvida que o marketing é uma ferramenta que tem muito a oferecer. Marketing é uma disciplina do conhecimento, geralmente estudada nos cursos de comunicação e administração que tende a ser visto como algo que produz “uma imagem artificial”. Felizmente, essa imagem equivocada já está mudando. Até causas humanitárias já adotam ferramentas de marketing para sensibilizar as pessoas para suas causas. 

Marketing é criação, comunicação e entrega de valor. Contudo, as pessoas são livres. Não acho que um artista que não utilize marketing e que tenha pouca popularidade seja menos artista que outro mais popular ou que tenha menos importância que outro artista mais popular. Nesses tempos de busca a todo custo de “15 minutos de fama” na internet, as pessoas confundem popularidade com autoridade, confundem popularidade com credibilidade. Há muitos artistas, no Brasil e no exterior, na música, no teatro, na pintura, na dança e tantas outras áreas que são melhores que muitos outros que são mais populares".



Veja também:


Tudo sobre as novas mudanças na Lei Rouanet

Baixe o livro "Por um Brasil Criativo"

Baixe o livro "Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas"

Adquira o livro "Carreira Artística e Criativa"



[Nossa audiência: este blog já recebeu 659.133 visualizações de páginas]


[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]




*************************************


Alexandre Barreto é administrador, consultor e palestrante. Criador da marca e blog "Produtor Independente", desde 2006 inspira artistas, produtores e empreendedores no Brasil. Administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e Associação Brasileira de Gestão Cultural. É autor dos livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa Saiba mais


tags: Marketing, Marketing e o Artista, Marketing e as carreiras artísticas e criativas

Nenhum comentário: