quinta-feira, dezembro 08, 2016

O que você estava fazendo em 25 de outubro de 2007? Neste dia estava começando a história do "Aprenda a Organizar um Show"!





Por Alê Barreto *
alebarreto@gmail.com


Após uma verdadeira maratona de redação e edição dos textos iniciada em agosto de 2006, nascia na web a coleção de fascículos "Aprenda a Organizar um Show"! O primeiro capítulo do livro foi publicado dia 25 de outubro de 2007 no portal colaborativo Overmundo, importante veículo de comunicação que permitiu a distribuição deste e de inúmeros outros produtos culturais brasileiros.









O conceito

Este projeto inicial teve como preocupação central oferecer conteúdo para formação de profissionais das cadeias produtivas da Economia Criativa. Trata de forma direta e com linguagem simples assuntos relacionados a produção de shows e eventos como perfil do produtor executivo, definição da data e do local do show, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais, credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro do projeto, entre outros.










Economia colaborativa e compartilhamento


"Aprenda a Organizar um Show" é um livro pioneiro. É um dos primeiros livros que foram disponibilizados em língua portuguesa na internet sobre produção de shows sob a licença Creative Commons, que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas da publicação, com uso não-comercial, e compartilhadas pela mesma licença.









Do virtual ao real

Após a publicação do livro em 2007 no Overmundo, Imagina Conteúdo Criativo lançou uma edição impressa em 2008, cujo início da divulgação começou dia 29 de maio, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), no Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador/BA. O prefácio do livro é de Leonardo Costa, Doutor do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.












Algumas ações de divulgação


Oficina no 2° Festival CONTATO (Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica) em parceria com Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos/SP).









Palestra realizada no curso de Tecnologia de Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (RS) e encontros nas cidades de Rio Grande e Cassino (RS);






TVE/RS e na Livraria Palavraria em Porto Alegre.







Algumas impressões sobre o livro


"(...) Baixei os módulos do teu livro e tenho citado bastante alguns pontos dele nos cursos. Teremos uma nova turma na próxima semana em Garanhuns (interior de PE), durante o Festival de Inverno de lá. Bem, e porque estou te escrevendo? Pra te parabenizar pela iniciativa de compartilhar o conhecimento, pelo livro que ficou muito bacana, pelo blog (de onde estou imprimindo alguns artigos para disponibilizar para a turma)".

Alê Leão, musicista e produtora, Recife/PE


"Sabe como produzir um show indie? O Alê Barreto da Independência, ex-empresário da Pata de Elefante, sabe. E escreveu um livro virtual sobre isso no ano passado. Aprenda a Organizar Um Show deu início à coleção Produtor Cultural Independente, que está disponível em fascículos para download gratuito no Overmundo".

Danilo Fantinel, jornalista, blog "Volume" do portal ClicRBS, Porto Alegre/RS









"Um dos mais conhecidos produtores culturais gaúchos, Alê Barreto lança (...) o livro "Aprenda a Organizar um Show". Em 94 páginas e formato bem esquemático, a obra (um guia) mostra em detalhes todas as etapas do trabalho e cuidados fundamentais para que uma produção seja bem-sucedida, desde a escolha da data e do local até a avaliação dos resultados".

Juarez Fonseca é jornalista e crítico cultural em Porto Alegre/RS


"A literatura sobre o assunto ainda é bem modesta no Brasil, principalmente um livro que descreve objetivamente como produzir um show musical com qualidade. Acompanho o blog de Alê Barreto há algum tempo e resolvi usar a base de seus ensinamentos no curso de Produção Musical na FAAM/SP (Faculdade de Artes Alcântara Machado). O resultado junto aos alunos é bem promissor. Recomendo a todos que tenham interesse na área."

Marcos Fávero, professor de Produção Musical na Faculdade de Artes Alcântara Machado, São Paulo/SP



Referência para profissionais

A experiente produtora Tatiana Zaccaro, graduada em jornalismo com MBA em Marketing e gerente de negócios da Fagga Eventos, empresa que organizou a XIV Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, recomendou o livro "Aprenda a Organizar um Show" na reportagem “A Voz da Experiência”, publicada no Jornal O Globo, Caderno Megazine (Profissões), Rio de Janeiro, setembro de 2009.








Ações formativas


Alê Barreto ministrando palestra em Brasília



"Aprenda a Organizar um Show" deu origem a um processo permanente de fomento à qualidade dos profissionais brasileiros. Desde 2009 vem sendo ministrados cursos, oficinas, workshops, palestras e aulas que já foram assistidas por mais 800 pessoas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Sergipe, Maranhão e Minas Gerais.







Curso de extensão ministrado na UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)





Desde 2009 Alê Barreto atua como consultor parceiro da Rede Acreana de Cultura junto ao Governo do Estado do Acre. Desde 2013 atua como consultor parceiro da Rio Criativo e desde 2015 atua como consultor parceiro da Acre Criativo Incubadora.



Alê Barreto é consultor parceiro da Rio Criativo









Até hoje mais de 26 mil pessoas baixaram o livro gratuitamente. Baixe você também!




Fascículo 01 - "Fazer a produção", que bicho é esse?

Faça download


Fascículo 02 - As Etapas de um Show

Faça download


Fascículo 03 - Quando

Faça download


Fascículo 04 - Onde

Faça download


Fascículo 05 - Conhecendo o local

Faça download


Fascículo 06 - Cronograma de Atividades

Faça download


Fascículo 07 - A equipe

Faça download


Fascículo 08 - Necessidades de Produção: músicos e técnicos

Faça download


Fascículo 09 - Necessidades de Produção: infra-estrutura

Faça download


Fascículo 10 - Necessidades de Produção: equipe de produção

Faça download


Fascículo 11 - Solicitações, autorizações e contratos

Faça download


Fascículo 12 - Direitos Autorais

Faça download


Fascículo 13 - Divulgação

Faça download


Fascículo 14 - Custos e Sustentabilidade

Faça download


Fascículo 15: Sala de Produção

Faça download


Fascículo 16: Montagem de Palco e Cenário

Faça download


Fascículo 17: Montagem do Som e da Luz

Faça download


Fascículo 18: Montagem de Camarim

Faça download


Fascículo 19: Receptivo e Acompanhamento

Faça download


Fascículo 20: Credenciamento e cortesias

Faça download


Fascículo 21: Bilheteria

Faça download


Fascículo 22: Passagem de Som

Faça download


Fascículo 23: A Cobertura do Show

Faça download


Fascículo 24: Segurança

Faça download


Fascículo 25: O show vai começar!

Faça download


Fascículo 26: Desmontagem do show – parte 1

Faça download


Fascículo 27: Desmontagem do show – parte 2

Faça download


Fascículo 28: Concluindo

Faça download



Equipe do Livro

Autor: Alexandre Barreto

Edição e Revisão: Rodrigo DMart e Imagina Conteúdo Criativo

Ilustração: Yara Baungarten

Capa e projeto gráfico: 
Everson Nazari

Diagramação: Manuela Kanan



*************************************



[Gostou do conteúdo? Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Obrigado! Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com Quero aprender com você. Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]



*************************************







* Alexandre Barreto é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EAD/UFRGS) e MBA em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes (RJ) . Empreendedor que dissemina conhecimentos e atua em redes para promover mudanças. Escreveu os livros Aprenda a Organizar um Show e Carreira Artística e Criativa
Saiba mais

Nenhum comentário: