terça-feira, agosto 23, 2011

Economia criativa: conheça o Estrombo, primeiro projeto de economia criativa apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Muita gente acredita que o sucesso de uma rede é a quantidade. Para mim, o sucesso é a qualidade.

Em maio começamos a Rede Aprenda a Organizar um Show, no facebook, uma iniciativa da Nathula Alencar, aluna de produção cultural da Cândido Mendes, após participar do curso "Aprenda a Organizar um Show" que realizei em abril, aqui no Rio de Janeiro.

Nossa rede hoje conta com 30 pessoas. Ainda estamos tímidos. Não trocamos informações o tempo todo. Nem é este o propósito. Mas quando rola troca, é muito bacana.

Ontem outra ex-aluna minha do curso "Aprenda a Organizar um Show", a Louise Oikawa, recém formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense, postou na Rede Aprenda a Organizar um Show a dica do projeto Estrombo.




Fui até o site do projeto. Transcrevo abaixo a apresentação do projeto.

[início da transcrição]

Em dezembro de 2010, o FOMIN/BID (Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento), o SEBRAE, a Fundação Getulio Vargas (Centro de Tecnologia e Sociedade) e o site Facebook se unem para lançar projeto pioneiro de economia criativa focado no desenvolvimento da indústria da música do Estado do Rio de Janeiro através do uso das novas tecnologias.



Heliana Marinho, gerente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Sebrae RJ e coordenadora do projeto Estrombo, fala sobre a importância da música para o desenvolvimento do Estado do RJ (impacto de 12 a 13% sobre o PIB do Estado)


A economia criativa é mundialmente reconhecida como um setor de forte desempenho econômico e potencial de inovação. Entretanto, a cadeia produtiva da música ainda carece de fomento à profissionalização e formalização para atingir seu potencial estratégico na geração de renda e de empregos.



Marcos André, coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, fala sobre a criação do Plano Estadual de Economia Criativa e da Incubadora Rio Criativo


Dentre as indústrias criativas, a música se destaca hoje como a mais impactada pelo uso das tecnologias digitais em sua produção, disseminação, distribuição e consumo.



Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas, fala sobre o impacto da tecnologia no negócio da música


Em função desse cenário, o projeto Estrombo tem o objetivo de capacitar, formalizar e apoiar, ao longo de três anos, pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e novos canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias. O objetivo é que o mercado se fortaleça e forneça soluções para essa integração com novos canais de distribuição — como, por exemplo, o desenvolvimento de aplicativos para redes sociais e celulares e a integração de músicas com os games em redes como a Rock Band Network, dentre outras.



Oona Castro, diretora executiva do Instituto Overmundo, fala sobre as potencialidades do mercado da música e da importância em mapear o negócio da música


Este é o primeiro projeto de economia criativa a ser apoiado pelo BID no mundo, e visa servir de modelo para implementação de ações semelhantes em outros países latino-americanos.



Veja o depoimento de Luciano Schweizer, especialista do Fundo Multilateral de Investimento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)


As ações previstas para o projeto Estrombo incluem ainda capacitação presencial e online sobre novos modelos de negócio no ambiente digital, direitos autorais nas novas mídias, empreendedorismo e formalização no mercado da música. O projeto também mapeará a cadeia produtiva da música do Estado do Rio de Janeiro, como forma de subsidiar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e formalização do setor, e incentivará a música emergente das periferias, com sua força econômica e circuitos próprios.



Leo Feijó, diretor do Grupo Matriz, fala da importância do Estrombo para a cadeia de música do Estado do Rio de Janeiro.

Um aspecto importante do Estrombo é, também, o apoio à maior integração da cadeia produtiva da música, incluindo: artistas, produtores, casas de shows, lan houses, DJs, fotógrafos, estúdios, escolas, universidades públicas e privadas, webradios, jornalistas, produtores, coletivos, artistas gráficos, figurinistas, técnicos de som e luz, cenógrafos, game designers e outros profissionais importantes para o desenvolvimento da música nesses novos tempos.


Simone Pereira de Sá, do Curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense, fala sobre o momento de reconfiguração que a indústria da música está vivendo.

[fim do texto de apresentação extraído do site do projeto]

Muita gente reclama do mercado. Muita gente busca organizar o mercado, mas na maioria das vezes movido pela ânsia de resolver o seu problema. Este é um projeto que pensa no sistema, na forma como estão ocorrendo as relações no mercado da música. É um projeto é diferente. É um projeto muito sério.

E atenção secretários de cultura e gestores públicos de cultura de outros estados brasileiros: o governo do Estado do Rio de Janeiro já entendeu o quanto é estratégico investir em cultura.

Acompanhe também o projeto através do site do projeto http://www.estrombo.com.br/o-projeto, Twitter (http://twitter.com/#!/estrombo) ou Facebook (http://www.facebook.com/projetoestrombo).


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Participe como voluntário do Escritório coletivo independente!


Foto: Patrick Azevedo


Saiba mais


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Continua a chamada para a nova turma do curso "Aprenda a Produzir um Artista", que integra o módulo básico do Programa Produtor Cultural Independente



Olá amigos e leitores do blog!

Estamos construindo nossa próxima turma no Rio de Janeiro.



Nova data prevista: 3 de setembro


"Aprenda a Produzir uma Artista" é um curso intensivo, rápido e acessível que ajudará você a organizar os seus primeiros passos ou práticas profissionais para melhorar a administração de uma carreira artística.


O que você vai estudar neste curso?

• O que é produzir um artista?
• Que artista pode ser produzido?
• Quem pode produzir um artista?
• Produtor, empresário, agente artístico e representante: semelhanças e diferenças
• Atividades básicas de um produtor (atendimento/ comunicação/ secretariado/agenciamento/captação de recursos/financeiro)
• Atividades avançadas de um produtor (planejamento de marketing/ planejamento de comunicação/ planejamento estratégico)
• Recursos importantes para produção de uma banda
• Kit inicial de comunicação para banda
• Noções básicas sobre atendimento
• Noções básicas sobre condução de reuniões
• Noções básicas sobre apresentação de projetos
• Noções básicas sobre negociação e agenciamento
• Avaliação de risco de propostas de trabalho
• Formatos de trabalho saudáveis
• Critérios para boas relações de trabalho
• Como cobrar pela realização do seu trabalho
• Gestão de expectativas (objetivos/reuniões de acompanhamento)


Participe da nossa próxima turma: faça sua inscrição hoje



A inscrição é feita através do envio de dados dos participante e comprovante de depósito digitalizado.


Envie uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:



Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Produzir um Artista" no Rio de Janeiro previsto para 20 de agosto de 2011
Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show”, com data de realização prevista para o dia 3 de setembro, das 14h às 18h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano


Declaro ainda que estou ciente que a condição para a realização do curso na data prevista é a existência de um grupo mínimo de 10 (dez) pessoas com sua inscrição paga antecipamente.


Como pagar sua inscrição



Efetuar um depósito de dinheiro em espécie no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 31 de agosto de 2011 na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.




Digitalize o comprovante (arquivo eletrônico em PDF, JPEG, etc.) e envie anexado num e-mail com seu nome e telefone de contato para alebarreto@gmail.com


Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária)


Informações

Informações sobre detalhes do curso e processo de inscrição poderão se obtidas diretamente com Alê Barreto através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 17 de agosto, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com

P.S.: às vezes circulo com o celular pelo metrô e falha o sinal. Tenha tranquilidade.


Condição para realização do curso

Para que o curso seja realizado é preciso haja inscrição de no mínimo 10 participantes. Caso o número mínimo não seja atingido, a organização do curso reserva-se o direito de cancelar ou transferir a data do mesmo. Nesta situação as pessoas que fizeram o pagamento de sua inscrição poderão receber o valor integral pago ou utilizarem como crédito para nova data agendada do curso.

As vagas são limitadas: capacidade máxima da turma é de 30 pessoas.


Condição para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas;
- aceitar o formato de inscrição proposto;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 17 de agosto de 2011.


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


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O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

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