quarta-feira, julho 27, 2011

6 noções básicas sobre agenciamento artístico





Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Nos meus cursos "Aprenda a Organizar um Show" e "Aprenda a Produzir um Artista" venho trabalhando o compartilhamento de informações sobre agenciamento artístico. Conheça algumas noções básicas.


1 - O que é agenciamento artístico?

Agenciamento artístico é o ato de negociar representando um cliente mediante o pagamento de honorários.



2 - O que é fundamental no agenciamento?


Buscar as melhores oportunidades para o atendimento de necessidades.


3 - O que são melhores oportunidades?

São as que atendem as necessidades dos artistas, necessidades do contratante e necessidades do agente artístico.


4 - Quais são as formas básicas de agenciamento?

Agenciamento passivo e agenciamento ativo.


5 - O que caracteriza o agenciamento artístico passivo?

Trabalho com o interesse espontâneo dos clientes. Logo, o agenciamento passivo está muito relacionado a habilidade de atender.


6 - O que caracteriza o agenciamento artístico ativo?

Trabalho com a ativação do cliente para o consumo. Para isso, é necessário "despertar o interesse" do cliente. Agenciamento ativo também é muito relacionado a habilidade de "persuadir".


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

2 comentários:

Unknown disse...

Ola! eu sou angolano estou a começar marcar os meus primeiros passos neste mundo,e preciso ter bases sólidas para apresentar aos meus clientes.
o que devo fazer?

Camila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.