segunda-feira, dezembro 27, 2010

Produção cultural e Administração possuem mais afinidades do que a gente imagina




Por Alê Barreto*


Afinal, produtor cultural é uma profissão muito diferente da profissão de administrador? Por ser uma profissão nova, para muitos que estão no mercado, pode parecer que sim. Um bom exemplo disso é você ver os depoimentos em vídeo do projeto "Produção Cultural no Brasil", que mostram a diversidade de pontos de vista sobre o que é ser um produtor cultural.

Desde agosto venho republicando estes vídeos para que possamos ampliar o nosso olhar. Você poderá ver a opinião de Fabricio Ofuji, que trabalha com noção de que um produtor "organiza" a forma de trabalhar do artista, a fala de Ruy Cezar, que considera fundamental o afeto no trabalho de produção cultural, Yakoff Sarcovas, que trabalha com desenvolvimento de políticas de investimento das empresas em cultura, Marcelino Freire, que quer interferir na geografia das coisas.

Se você assistir ao depoimento de André Midani,

André Midani from FLi Multimídia on Vimeo.



que foi um dos principais executivos da história da indústria fonográfica brasileira, verá que muitas vezes ele se refere ao produtor cultural como alguém que possui um olhar diferenciado, alguém que percebe talentos.

Um verdadeiro administrador também possui um olhar diferenciado. Um verdadeiro administrador (e não um mero chefe) consegue perceber os talentos das pessoas que trabalham em uma equipe. Mas afinal, administração e produção cultural fazem a mesma coisa?

Muitas vezes sim. Recentemente, esta proximidade não é só na prática do dia a dia, mas no entendimento dos órgãos que regulam as profissões. O Conselho Federal de Administração publicou a Resolução Normativa CFA nº 374/2009, na qual estabelece:

"Art. 1º Fica criado nos Conselhos Regionais de Administração o registro profissional para os diplomados em curso superior de Tecnologia em determinada área da Administração, oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministério da Educação".

Em outras palavras: significa que os Conselhos Regionais de Administração, órgãos que regulamentam as profissões da área da administração, podem efetuar registro para profissionais dos recentes cursos superiores de tecnologia, que estejam relacionados a alguma área da administração.

Mais adiante nesta resolução, na alínea "r" do artigo 2º, menciona os seguintes cursos passíveis de registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Administração:

Curso Superior de Tecnologia em Eventos: Denominações existentes com possibilidades de convergência

- Administração e Organização de Eventos;
- Gestão de Eventos e Cerimonial;
- Gestão de Eventos e Turismo;
- Gestão de Eventos Sociais e Desportivos;
- Gestão de Organização e Promoção de Eventos;
- Gestão, Organização e Promoção de Eventos;
- Organização de Eventos;
- Organização de Eventos Desportivos e de Lazer;
- Organização de Eventos Sociais e Desportivos;
- Organização e Produção de Eventos;
- Organização e Promoção de Eventos Sociais e Desportivos;
- Planejamento e Organização de Eventos;
- Produção Cultural e de Eventos.



A resolução também menciona a profissão de eventos... Mas isso é assunto para outra conversa.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador que gosta de arte, comunicação, cultura e entretenimento. Compartilha conhecimentos e suas experiências. Gosta de planejar e de meter a mão na massa. É também autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows.

Trabalha sua presença digital saudável nos blogs Alê Barreto, "Aprenda a Organizar um Show" e Encantadoras Mulheres.

Recomenda a todos que conheçam a Associação Brasileira de Gestão Cultural e o SEBRAE.


21-7627-0690 (Rio de Janeiro)


alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: