terça-feira, junho 01, 2010

Meu trabalho: prazer em conhecê-lo





Por Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Todo mundo liga ao mesmo tempo. Todo mundo pede tudo para ontem. Todas as ideias surgem na mesma semana. Todos os editais encerram amanhã. Todos os contatos para ligar estão na sua frente. Todos os rascunhos dos seus projetos estão no desktop do seu computador.

Estas e outras situações estão ficando comuns no nosso dia a dia. Tem uma corrente de pessoas que acha que temos que aceitar isso tudo, pois trata-se só de uma questão de "saber lidar" com as situações que causam stress, tensão, angústia no trabalho de produção cultural. Há também os que acreditam que ao menor sinal de stress, tensão e angústia, devemos trocar de atividade.

Toda vez que me deparo com situações de stress, tensão e angústia, para não me perder, volto ao "ponto zero", que foi a descoberta da minha vocação e a escolha de aprender a trabalhar com produção cultural. Escolhi isso porque eu quero viver bem. Produzir cultura me faz bem. Estudar cultura me faz bem. Ensinar produção me faz bem.

Assim como escolhi a minha profissão, posso também fazer escolhas no exercício desta profissão.

Compartilho algumas decisões que tomei que tem contribuído para mim trabalhar com mais prazer e menos stress. Todas elas tem prós e contras.

- evitar ser excessivamente político: o medo de "não estar fazendo networking" tem levado muita gente a dizer sim para tudo. Eu acho que a gente só deve dizer sim quando realmente tiver uma noção clara de que pode e tem tempo para fazer algo que lhe está sendo solicitado.

- usar o celular sem neurose: com exceção de algumas atividades muito específicas, dá para trabalhar sem precisar atender o celular o dia inteiro. Dá para fazer reunião com o celular no silencioso. Dá para ser educado e somente atender o celular fora da sala de aula. Dá para ouvir o recado e retornar a ligação depois.

- aprender a escutar: a produção cultural propicia o contato com profissionais de várias faixas etárias, de diferentes origens, culturais e etnias, com opções políticas, religiosas e sexuais diferentes das nossas. Antes de "sofrermos" com os nossos pré-julgamentos, vamos nos colocar abertos para aprender a escutar o outro.

- priorizar o uso do tempo: algumas ações importantes não podem deixar de ser realizadas; as urgentes algumas vezes tem que esperar.

- no meio de qualquer crise, dê uma parada para respirar: evite tomar decisões estratégicas no calor das emoções. Respire antes de decidir.

- trabalho saudável: trabalhe com pessoas, instituições e projetos que lhe proporcionem trocas saudáveis, como aprendizado e crescimento;

- descubra o seu jeito de gerenciar suas atividades: agenda, Iphone, netbook, cartazes e bilhetes distribuídos dentro do seu apartamento, planilha em excel. Veja de que maneira é mais fácil gerenciar suas atividades.


Aproveite que hoje é segunda e batalhe para que esta semana seja mais prazerosa.