sexta-feira, fevereiro 12, 2010
Três dicas para dinamizar seu projeto independente no carnaval
Entrudo na Rua do Ouvidor/Angelo Agostini (1884)
Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante
É uma unanimidade que a festa mais conhecida do Brasil está chegando. Mas nem tudo no carnaval é unanimidade. Nem todo mundo curte o carnaval. E nem todo mundo que curte o carnaval, curte da mesma maneira.
Então lembrei de dar três dicas para dinamizar seu projeto independente no carnaval.
Aprenda a aproveitar melhor o seu tempo
Geralmente estamos reclamando que não temos tempo. Durante toda a semana fazemos isso. Chega o final de semana e nos perguntamos "o que eu vou fazer neste findi"?
A mesma coisa acontece durante o ano: reclamamos da falta de tempo. Contudo, aqueles que não vão sambar na avenida ou viajar, começam a pedir dicas para todo mundo sobre o que podem fazer no carnaval.
Eu acho que uma boa maneira é utilizar uma parte deste período para colocar a casa em ordem e dar continuidade para ações que estavam paradas aguardando "termos mais tempo".
Ação prática: separe uma parte de cada dia para retomar suas atividades de organização do seu projeto independente.
Aprenda a organizar melhor o seu projeto
Você já parou para pensar que sua vontade de tocar, de produzir shows, pode ser mais que um simples desejo? Muitas vezes descobrimos que no fundo queremos com isso criar um "projeto de vida" independente.
Ação prática: pegue papel e caneta, saia para caminhar e vá anotando tudo que você acha que precisa ser organizado em sua vida para que você possa levar adiante o seu projeto de vida independente. Precisa estudar mais guitarra? Precisa estudar mais história da arte? Precisa aprender outro idioma? Precisa melhorar sua formação em produção cultural? Anote tudo.
Aprenda a priorizar
Uma vez tendo separado um tempo para começar a organizar tudo que é necessário para que o seu projeto independente avance, está na hora de aprender a priorizar.
O rapper BNegão ensina em uma de suas músicas: "Priorize o que fará diferença na sua passagem".
Ação prática: olhe tudo que você relacionou como necessário para o seu projeto independente e marque o que considera mais importante. Se no final tiver marcado quase tudo, refaça a tarefa. Procure escolher que atividades tem efeito multiplicador, aquelas que quando forem concluídas irão contribuir para que outras tantas aconteçam.
Simples? Sim. Agora você já sabe o que pode ser feito durante o carnaval. Mas não seja fanático. Aproveite também para rir e brincar.
Marcadores:
administração do tempo,
aprender a priorizar,
gestão de carreira artística,
gestão de carreira do produtor cultural independente,
organizar atividades culturais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário