terça-feira, agosto 04, 2020

A contribuição do Produtor Independente para construção do conhecimento




Por 
Alexandre Barreto*


Depois de uma longa pausa nesta pandemia, o Produtor Independente recomeça a dar pequenos passos. Um destes passos é dar visibilidade para a importância do blog para a construção do ecossistema de produção de arte e cultura no Brasil.

Este blog é um grande bloco de notas aberto, acessível, livre, gratuito, onde anoto minhas impressões, republico conteúdos ou recomendo conteúdos. Faço isso porque acredito que disseminar conhecimentos e atuar em redes são boas formas de se realizar mudanças verdadeiras.

Ao longo dos anos, o blog Produtor Independente me possibilitou realizar ações educativas, ações de formação profissional e estimular muitas pessoas para o estudo e a pesquisa de temas como administração, produção e gestão cultural, políticas públicas de cultura, economia da cultura, economia criativa, administração e gestão de shows e eventos, produção executiva na música, negócio da música, administração e gestão de carreiras artísticas.

O blog Produtor Independente também me conectou com muitas organizações parceiras. Cito aqui algumas: Imagina Conteúdo Criativo (RS), o Curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Universidade Católica de Pelotas (RS), Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultural (ENECULT), Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (SP), Fórum Internacional do Software Livre - FISL (RS), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UNB (DF), Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), Curso de Graduação em Gestão Cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), Santander Cultural (RS), Universidade Veiga de Almeida (RJ), Festival Coletivo Canarinho Samba Groove (ES), Fundação Aperipê (SE), Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (RS), Petrobras, Coletivo Coca-Cola, SP Escola de Teatro (SP), Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (GO), Observatório Itaú Cultural (SP), Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF), Centro Cultural Justiça Federal (RJ), Laboratório de Engenharia do Entretenimento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aliança Francesa (BA), Rio Criativo (RJ), Programa PET/Conexões de Saberes do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ (RJ), Oficina de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais pelo edital “Bolsa Cultura Jovem” em Vitória (ES), Encontro Nacional de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (BA), Bureau Cultural (MA), Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ), Seminário Internacional de Políticas Culturais (RJ), Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM (SC), Acre Criativo (AC), Sebrae AC, Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Ministério da Cultura (AC), Observatório da Diversidade Cultural (MG), Centro de Arte Popular Cemig (MG), SEBRAE (GO), Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais (CE), Fundação Cultural Catarinense - FCC (SC) e Blogosfera Cultural do Programa de Pós-Graduação em Gestão Cultural da Universidade de Barcelona.

É importante destacar que tanto nas instituições, como fora das instituições, os agentes de mudança sempre são as pessoas. Direta ou indiretamente muitas pessoas contribuíram par ao desenvolvimento do blog Produtor Independente, assim como direta ou indiretamente o blog contribuiu para o desenvolvimento de muitas pessoas.

Uma parte do desenvolvimento das pessoas foi a construção de conhecimento.

Ao longo de 14 anos, o blog Produtor Independente e as ações decorrentes dele (o livro "Aprenda a Organizar um Show", cursos e consultorias) contribuíram para a construção de conhecimento. Projetos independentes foram apoiados. Cursos se utilizaram de algumas destas referências para elaboração de projetos pedagógicos. Disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação tiveram algumas destas referências em planos de ensino. Trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação incluíram algumas destas referências em suas bibliografias. Ações culturais foram desenvolvidas no Brasil e em outros países tendo como base algumas destas referências.

Até hoje o blog é uma fonte para pessoas que iniciam seus primeiros passos na criação e gestão de projetos de arte, comunicação, cultura e entretenimento. 


*************************************

[Gostou do conteúdo? 
Obrigado! Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com]


*************************************





* Alê Barreto (Alexandre Barreto) é administrador pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), professor de Empreendedorismo, 
Administração de Materiais, Logística Empresarial, Administração da Produção e Análise de Projeto e Orçamento Empresarial, MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (RJ), palestrante, consultor e produtor executivo. Está cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). É autor dos livros "Aprenda a Organizar um Show" e "Carreira Artística e Criativa". Saiba mais 

Nenhum comentário: