segunda-feira, janeiro 20, 2020

Participe da 15ª edição do curso "Música & Negócios" no Instituto Gênesis na PUC Rio





Por Alexandre Barreto*


Outra dica para começar o ano de forma proativa, que recebi da amiga e parceira produtora cultural Carolina Ficheira, pelo Linkedin: estudar música e negócios no Instituto Gênesis da PUC Rio. 

O curso tem um time de feras no corpo docente:Sandra Korman, Sergio Affonso, Gabriel Moura, Mayrton Bahia, Guta Braga, Elisa Eisenlohr, Paula Novo, Miguel Jost, Leonardo de Marchi, Bernardo Amaral, João Augusto, Fábio Silveira, Marcelo Vig, Carolina Ficheira, Daniel Campello de Queiroz, Ingrid Berger, Leonardo José, Debora Sztajnberg, Guilherme Velho, Geraldinho Magalhães e Leo Feijó, entre outros.


Segue o texto de divulgação na íntegra.


Música e Negócios: Empreendedorismo e Inovação 2020.1
Inscreva-se agora!

https://www.sympla.com.br/musica--negocios-puc-rio--edicao-20201__746387


Realizado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio, o programa Música e Negócios: Empreendedorismo e Inovação está com pré-inscrições abertas para a 15ª edição. Mais de 500 alunos já foram certificados desde o início da plataforma de extensão universitária dedicada à indústria da música.

O MN foi eleito no segmento educação Melhor Programa de Music Business no Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música (PPM 2019).

Período das aulas: 11 de fevereiro a 14 de abril de 2020

As aulas acontecem às terças e quintas das 18h30 às 21h30. Há alguns dias extras às quartas-feiras (veja calendário abaixo). A carga horária total média é de 50 horas. As aulas acontecem em auditórios no Centro e na Zona Sul do Rio, incluindo o Lab OI Futuro, no Flamengo, Instituto Gênesis da PUC-Rio, na Gávea, na sede da União Brasileira de Compositores (UBC), no Centro e no CRAB - SEBRAE, na Praça Tiradentes, Centro do Rio.


Matrículas e bolsas
Há bolsas integrais e/ou parciais disponíveis (leia abaixo) e os alunos e ex-alunos da PUC-Rio recebem bolsa de 50% automaticamente (bolsa válida para as 10 primeiras matrículas)

As inscrições são feitas pela plataforma sympla.com.br. O valor total do curso pode ser parcelado em até 12 vezes. Há opção de boleto bancário para pagamento em até 3 vezes (solicitar à coordenação do curso a emissão).  O investimento na matrícula integral é de R$ 1.800,00. 


Público-alvo
O programa é destinado a músicos, produtores musicais, gestores de espaços musicais e de eventos, profissionais de comunicação e marketing, rádio e TV, estudantes ou advogados interessados em direito autoral e outros profissionais com atuação ou interesse no mercado da música.

Esta é a 15ª edição do curso, que combina aulas teóricas e práticas. O corpo docente reúne mestres e doutores da PUC-Rio e executivos atuantes na indústria da música, além de profissionais de produção musical e empreendedores do setor.

A programação inclui temas como impacto da tecnologia na indústria da música, marketing e distribuição digital, ecossistema da música, gestão de direito autoral, processos criativos em música, iniciação à produção musical em estúdio, promoção de eventos, gestão de arenas e casas de espetáculo, produção de backstage, elaboração de projetos culturais e captação de recursos, modelagem de negócios, entre outros.

Ao longo do curso é oferecido um eixo de trajetória profissional e planejamento de vida, coordenado pela professora Sandra Korman, além de interlocuções individuais com os alunos.

Inscrição para bolsas de estudo:

Envie e-mail para leofeijo@esp.puc-rio.br. Os currículos serão analisados e as respostas em média são comunicadas em uma semana.



PROGRAMA MÚSICA & NEGÓCIOS

MÓDULO 1

1.1 - Laboratório de Trajetórias Profissionais
Pesquisa de Setor
Planejamento de Vida e Carreira

1.2 - Cultura, Tecnologia, Direito Autoral e Marketing Digital
Impacto da Tecnologia no Mercado da Música
Ecossistema da Cultura
Direitos Autorais
Novas Plataformas Digitais e Monetização na internet
Marketing e Distribuição Digital

1.3 - Gestão, Planejamento de Negócios e Captação de Recursos
Planejamento de negócios e modelo Canvas
Editais, leis de incentivo e captação de recursos 
Empresariamento artístico
Selos e Gravadoras
Gestão de Casas de Espetáculos e Turnês internacionais

1.4 - Avaliação
A presença mínima exigida é de 75% para emissão de certificado.
Elaboração do Planejamento de Vida e Carreira
Desenvolvimento de um Plano de Negócios (opcional)



Mais informações e inscrições

https://www.sympla.com.br/musica--negocios-puc-rio--edicao-20201__746387




*************************************


[Gostou do conteúdo? 
Obrigado! Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com . Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]


*************************************






* Alexandre Barreto é administrador, professor de 
Administração da Produção, Administração de Materiais e Logística, produtor independente e MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC), no Rio de Janeiro. Atualmente está cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Saiba mais

Nenhum comentário: