sábado, outubro 19, 2019

Livro "Aprenda a Organizar um Show" disponível no portal americano Academia.edu - share research



Por Alexandre Barreto*

Com sua redação e edição dos textos iniciada em agosto de 2006, o primeiro capítulo do livro "Aprenda a Organizar um Show" foi publicado dia 25 de outubro de 2007 no portal colaborativo Overmundo. Contabilizando até hoje 391 mil downloads de seus capítulos, o livro está disponível no portal americano Academia.edu - share research.

O livro (ebook) tem a capa Everson Nazari, ilustrações de Yara Baungarten​ e edição de Rodrigo DMart​.  A versão impressa do livro contou também com o prefácio escrito pelo produtor cultural e professor doutor da UFBA Leonardo Costa​, com o trabalho de gestão de projeto, produção gráfica, produção executiva a cargo da Imagina Conteúdo Criativo (empresa do Rodrigo e da Yara) e diagramação de Manuela Kanan.


O livro trata de forma direta e com linguagem simples assuntos relacionados a produção de shows e eventos como perfil do produtor executivo, definição da data e do local do show, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais, credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro do projeto, entre outros.

A primeira estratégia de divulgação do livro foi o que Chris Anderson (físico e escritor norte americano) chama de "poder do Free" (ver livro Free: the future of a Radical Price) . O acesso gratuito a "Aprenda a Organizar um Show" fez com que a publicação se torna-se uma espécie de "best seller" da internet. Lembro que em 05 de julho de 2008 recebi um e-mail do Rodrigo DMart, parceiro responsável pela edição do livro, me parabenizando que havíamos ultrapassado os 30 mil downloads dos fascículos. Mais adiante, em janeiro de 2010, o livro já tínhamos chegado aos 128 mil downloads dos fascículos. Em 2016, já havíamos ultrapassado os 26 mil leitores da obra completa (todos os fascículos do livro). 

E maio de 2019, última vez que fiz a contagem, os números eram os seguintes:

- o livro já tinha ultrapassado os 391 mil downloads de todos os fascículos publicados separados;
- a obra completa já havia sido lida por mais de 30 mil pessoas.

A segunda estratégia de divulgação foi disponibilizar o livro sob a licença Creative Commons, que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas da publicação, desde que sejam compartilhadas pela mesma licença e para uso não-comercial.

Isso incentivou que o livro fosse divulgado espontaneamente por internautas. E teve até internauta que fez questão de baixar todos os fascículos, juntá-los num arquivo único e publicá-lo novamente. Assim, se você digitar no Google "Aprenda a Organizar um Show", vai encontrá-lo em blogs, sites, portais.

Verifiquei que os links para baixar os fascículos no portal Overmundo não estão mais funcionando. Mas o livro continua disponível na rede.

Um dos endereços que você pode encontrá-lo é no portal Academia.edu, plataforma fundada em 2008 em São Francisco (USA) por Richard Price, com o objetivo disponibilizar trabalhos acadêmicos gratuitamente on-line e acessíveis a qualquer pessoa. O upload do arquivo foi feito por Leonardo Souza.


Acesse "Aprenda a Organizar um Show" na plataforma Academia.edu

https://www.academia.edu/8393682/Aprenda-a-Organizar-um-Show-Al%C3%AA-Barreto



*************************************

[Gostou do conteúdo? 
Obrigado! Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais. Se você achar que o texto não ficou claro, envie sugestões de melhorias para alebarreto@gmail.com . Cadastre-se e receba conteúdos enviando seu e-mail para alebarreto@gmail.com]


*************************************





* Alexandre Barreto é administrador (EA/UFRGS), produtor independente e MBA em Gestão Cultural pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) no Rio de Janeiro, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e professor de Administração da Produção, Administração de Materiais e Logística. Saiba mais

Nenhum comentário: