terça-feira, agosto 09, 2011

Mercado de trabalho: como procurar oportunidades para fazer produção


Veja os vídeos da divulgação de Músicas para churrasco vol. 1 de Seu Jorge, um artista que faz movimentos criativos que criam novas oportunidades de desenvolvimento para o seu trabalho


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Apesar do trabalho de produção cultural ter ficado mais conhecido através das leis de incentivo nos anos 90, ele vai muito além de formatar projetos.

Outra noção importante: trabalhar de forma organizada com a atividade de produção cultural, a partir de métodos, a partir de sistematização do conhecimento, é algo recente no Brasil, no países da América Latina, nos Estados Unidos, nos países europeus, no continente africano, no oriente médio e na Ásia. Isso decorre do fato de que "trabalhar com cultura" é algo novo.

Então se alguém ficar lhe olhando quando você disser que "faz produção cultural" ou que "trabalha com cultura", não tem nada de estranho. É isso mesmo. A maior parte das pessoas não conhece.

Se o assunto é novo para quem faz produção e desconhecido para muita gente que não é do ramo, precisamos "ampliar o olhar", para facilitar nossa busca de oportunidades.

Aqui vão 4 sugestões práticas de como procurar oportunidades para fazer produção.


1 - Áreas em que a noção de produção é mais conhecida

"Fazer produção" é algo que no Brasil ficou mais conhecido no rádio, TV, organização de eventos, organização de feiras, organização de festas regionais, agências de comunicação, empresas de entretenimento, teatro, cinema, shows musicais e espetáculos de dança.

Muitos trabalhos em redes sociais podem ser plenamente desenvolvidos por pessoas que fazem produção.

Pesquise que nomes são dados para os cargos ou funções de quem faz produção em cada uma destas áreas. Você vai ver que numa área quem produz o show é o "produtor" e em outra área quem produz o show é o "organizador do cerimonial". Vai perceber que numa área o produtor que atua na bilheteria recebe o nome de "secretário teatral". E por aí vai.


2 - Você quer ser contratado ou empreendedor?

Esta noção é muito importante. Ser contratado exige uma postura. Ser empreendedor, exige outra. Nas duas há vantagens e desvantagens.

Ser contratado traz um pouco de segurança e bastante oportunidade de aprender e criar redes de relacionamento. Ser empreendedor lhe dá liberdade e coloca você numa forte arena de competição no mercado.

Defina o que você quer para este momento. O que você define para agora, não precisa ser para a vida inteira. Nossas decisões tem "prazo de validade". Mas ajudam a "organizar" a nossa ação. Pense nos impactos positivos e o "efeito multiplicador" que sua decisão pode trazer também para os próximos 3 anos.


3 - Se você quer ser contratado, olhe as áreas que mais contratam

Isso varia de região para região no país. Numa cidade, pode ser que a organização de festas populares e rodeios ofereça mais oportunidades do que em outra cidade onde o trabalho com turismo seja a principal cadeia produtiva da economia.

Há cidades em que indústrias criam departamentos de responsabilidade social, através dos quais desenvolvem ações culturais.

Procurar trabalho nas áreas que mais contratam, aumentam sua chance de conseguir trabalho.


4 - Sucesso é começar a fazer movimentos para procurar oportunidades

Muita gente acha que sucesso é acertar uma decisão. Concordo. Mas sucesso não é só acertar. Antes de mais nada, para poder acertar, é preciso ter coragem de tomar uma decisão. Quem fica a vida inteira falando "assim que a banda estourar, eu largo o meu trabalho e me dedico inteiramente à música", talvez nunca consiga se dedicar inteiramente à música, porque para sua carreira artística deslanchar, será necessário dedicação. E dedicação é sinônimo de dedicar tempo. E para poder dedicar mais tempo, será preciso fazer um movimento. Muitas vezes este movimento é tomar uma decisão, sem a certeza de que você terá êxito ou não.

Quanto mais movimentos você fizer para procurar oportunidades, mais aumentará as suas chances de rapidamente encontrar o seu trabalho em produção.

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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


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