quinta-feira, agosto 25, 2011

Economia Criativa: Revista Conjuntura Econômica e Instituto Iniciativa Cultural promovem em setembro seminário internacional sobre economia criativa




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


A professora Cristina Lins, da disciplina de pesquisa do MBA em Gestão Cultural da Cândido Mendes, informou para os alunos que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de setembro, no Rio de Janeiro, o I Seminário Internacional sobre Economia Criativa: novas perspectivas.

Fui até o site da FGV pesquisar isso. Trata-se de uma ação da Revista Conjuntura Econômica, através do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getulio Vargas, e do Instituto Iniciativa Cultural.

O evento acontecerá na Fundação Getulio Vargas (Auditório M.F. Thompson Motta), na Praia de Botafogo, 190, 12º andar.


Veja a programação Preliminar


Dia 20/09: 9h30 às 12h30

Abertura:
Exmª Ministra Ana de Holanda – Ministério da Cultura
Exmº Governador Sérgio Cabral – Governo do Estado do Rio de Janeiro
Exmº Prefeito Eduardo Paes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Profº Luiz Guilherme Schymura – Diretor do IBRE/FGV


PAINEL I: Onde Tudo Começa: A Criatividade na Base da Revitalização Urbana


O objetivo deste painel é apresentar experiências bem sucedidas de revitalização urbana e de identificação e realização de potenciais e vocações criativas de cidades, com seus devidos impactos econômicos. O painel deverá ser composto por representantes de cidades, gestores líderes dos referidos processos. A proposta é a combinação de apresentações de projetos participantes da Rede Cidades Criativas, da UNESCO, com outros projetos. A premissa deste painel é a de que a cidade tem um papel crucial na economia da cultura e na distribuição de bens de base criativa, sendo esta uma característica muito própria dos grupos urbanos. Como não poderia deixar de ser, outro importante aspecto a ser abordado neste painel é a avaliação das possibilidades e do planejamento da cidade do Rio de Janeiro, em vista da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

Moderador: Representante do Banco do Brasil

Debatedores:

Washington Fajardo – Coordenador do Programa Rio Distrito de Criatividade – Prefeitura do Rio de Janeiro
Representante da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Representante de Mumbai (Bollywood)
Gordon Torr – Representante da África do Sul
Cezar Vasquez – Diretor- Superintendente – SEBRAE/RJ
Adriana Scorzelli Rattes – Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

14h30 às 17h30


PAINEL II: Governos e a Economia Criativa: A Nova Economia Requer um Novo Estado?

O objetivo deste painel é a apresentação das perspectivas e desafios de governos em todos os níveis – do local ao nacional - diante das demandas geradas pela nova economia. A economia derivada da distribuição de bens produzidos com base na criatividade, na cultura e na propriedade intelectual, exige novas estratégias, estruturas e políticas, sejam das mais diferentes esferas, tais como da cultura, trabalho e renda, agências de capacitação, órgãos de financiamento etc. O Estado, como dinamizador das relações, fomentando as interações necessárias entre seus departamentos, iniciativa privada e empreendedores, e criando um ambiente fecundo para o desenvolvimento do setor criativo, deve equipar-se de novos conceitos de desenvolvimento bem como de metodologias de operação e mensuração análogas a esses novos paradigmas.

Moderadora: Lidia Goldenstein – Economista da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP


Debatedores:

Ricardo Henriques – Presidente do Instituto Pereira Passos/Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro
Representante da Globo Filmes
Kevin McManus – Representante da Inglaterra


18h – Coquetel de Lançamento das Pesquisas:

Economia e Cultura da Moda no Brasil
Moda no Município do Rio de Janeiro
Economia Criativa em São Paulo


Dia 21/09: 9h30 às 12h30


PAINEL III: Os Direitos Autorais e o acesso aos Bens Culturais



A Propriedade Intelectual ocupa um papel central na sociedade do conhecimento. A globalização, a revolução digital e as novas tecnologias apresentam riscos e oportunidades para autores, empreendedores criativos e nações. Ainda que existam importantes balizas internacionais para a regulação do setor - a Convenção de Berna e o Acordo TRIPS -, elas e também os gestores públicos nacionais se vêem diante dos desafios postos pelo novo cenário, entre eles o de conjugar a garantia dos legítimos direitos dos autores e criadores com os interesses dos investidores e com a necessidade de democratizar os meios de acesso ao consumo de bens culturais e intelectuais. O que fazer para incrementar o desenvolvimento inclusivo e justo dessa economia, promovendo um balanço entre os direitos privados e o interesse público? De que maneiras o novo quadro pode ser utilizado favoravelmente ao seu desenvolvimento? Estes são alguns dos temas a serem debatidos neste painel.

Moderadora: Joana Varon: Centro de Tecnologia e Sociedade - Direito Rio / FGV

Debatedores:

Representante da Organização Mundial de Propriedade Intelectual - OMPI
Joe Karaganis (American University)
Márcia Regina Barbosa - Diretora de Direitos Autorais do Ministério da Cultura
Representante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação – Gpopai / USP
Marcos Bitelli - Sócio da Bitelli Advogados


14h30 às 17h30


PAINEL IV: A Economia Criativa Como Estratégia Para o Desenvolvimento

O mercado global de bens e serviços oriundos da economia criativa tem experimentado nos últimos anos um crescimento sem precedentes. O valor das exportações anuais desse segmento saltou de U$ 227 bi para U$ 424 bi apenas entre os anos de 1996 e 2005, representando um crescimento médio anual de 8,7% de participação no comércio global, segundo a UNCTAD. De acordo com o Banco Mundial, a economia criativa representa cerca de 7% do PIB mundial.

A criatividade é inerente à condição humana; e a cultura um dos ativos econômicos mais democráticos, sendo esta um dos fatores constituintes de todas as sociedades humanas, independentemente do seu estágio de desenvolvimento e prosperidade. Justamente por esse aspecto, a economia criativa tem sido compreendida como uma potencial alavanca para o desenvolvimento de muitas nações. Países emergentes, como o Brasil, a Índia e a China, têm participações expressivas em áreas específicas. África do Sul, Nigéria, Gana e outros países africanos também experimentam sucessos pontuais. Porém há um vasto território inexplorado de possibilidades, as quais devem ser objeto das políticas públicas desses países, concebidas e implementadas num ambiente de cooperação internacional, especialmente a chamada Cooperação Sul-Sul. A proposta deste painel é a reunião de gestores nacionais e das Nações Unidas, compartilhando experiências e trazendo apontamentos para o planejamento estratégico do setor.

Moderador: British Council


Debatedores:

Edna dos Santos-Duisenberg: Chefe do Programa Economia Criativa da UNCTAD
Eduardo Carlos Ferreira - Superintendente de Microinvestimentos – Banco Itaú/Unibanco
Francisco Simplício - PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / Unidade Especial para a Cooperação Sul-Sul
David Parrish - Consultor de empreendimentos no setor criativo
Luciane Fernandes Gorgulho – Chefe do Departamento de Cultura - BNDES
Claudia Leitão – Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura


Inscreva-se


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Estamos construindo nossa próxima turma no Rio de Janeiro!



Nova data prevista: 3 de setembro


"Aprenda a Produzir uma Artista" é um curso intensivo, rápido e acessível que ajudará você a organizar os seus primeiros passos ou práticas profissionais para melhorar a administração de uma carreira artística.


O que você vai estudar neste curso?

• O que é produzir um artista?
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• Produtor, empresário, agente artístico e representante: semelhanças e diferenças
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• Recursos importantes para produção de uma banda
• Kit inicial de comunicação para banda
• Noções básicas sobre atendimento
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A inscrição é feita através do envio de dados dos participante e comprovante de depósito digitalizado.


Envie uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:



Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Produzir um Artista" no Rio de Janeiro previsto para 20 de agosto de 2011
Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show”, com data de realização prevista para o dia 3 de setembro, das 14h às 18h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano


Declaro ainda que estou ciente que a condição para a realização do curso na data prevista é a existência de um grupo mínimo de 10 (dez) pessoas com sua inscrição paga antecipamente.


Como pagar sua inscrição



Efetuar um depósito de dinheiro em espécie no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 31 de agosto de 2011 na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.




Digitalize o comprovante (arquivo eletrônico em PDF, JPEG, etc.) e envie anexado num e-mail com seu nome e telefone de contato para alebarreto@gmail.com


Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária)


Informações

Informações sobre detalhes do curso e processo de inscrição poderão se obtidas diretamente com Alê Barreto através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 17 de agosto, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com

P.S.: às vezes circulo com o celular pelo metrô e falha o sinal. Tenha tranquilidade.


Condição para realização do curso

Para que o curso seja realizado é preciso haja inscrição de no mínimo 10 participantes. Caso o número mínimo não seja atingido, a organização do curso reserva-se o direito de cancelar ou transferir a data do mesmo. Nesta situação as pessoas que fizeram o pagamento de sua inscrição poderão receber o valor integral pago ou utilizarem como crédito para nova data agendada do curso.

As vagas são limitadas: capacidade máxima da turma é de 30 pessoas.


Condição para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas;
- aceitar o formato de inscrição proposto;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 17 de agosto de 2011.


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Participe como voluntário do Escritório coletivo independente!


Foto: Patrick Azevedo


Saiba mais


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* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil


* O blog Produtor Cultural Independente está em atividade desde 2006. Possui mais 700 posts e links de seus conteúdos são enviados para 4.808 pessoas através de redes sociais. Faz parte da Rede Produtor Cultural Independente, uma rede de conteúdos composta pelos blogs Produtor Independente (592 seguidores), Blog do Alê Barreto (55 seguidores), Aprenda a Organizar um Show (32 seguidores) Aprenda a Produzir um Artista (16 seguidores), Encantadoras Mulheres (13 seguidores) e Aprenda a divulgar seu evento (2 seguidores).



Alê Barreto é cliente do Itaú.


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O Produtor Cultural Independente gerencia os perfis das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). Receba informações pelo Facebook e pelo Twitter

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