sexta-feira, abril 08, 2011
Desenho animado provoca uma grande experiência cultural
Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com
Semana passada, ao começar a falar sobre consumo cultural, propus algumas questões, tendo como perspectiva a discussão da ideia do Marketing de Experiências. Uma das perguntas foi:
"de que forma podemos pensar produtos e serviços culturais que despertem a atenção pelo valor gerado pela sua interatividade"?
Um bom exemplo disso é o cinema de animação. Alguém tem dúvida de que um desenho animado gera valor?
"A Era do Gelo 3", dirigido por Carlos Saldanha, recebeu 9 milhões de expectadores nas salas de cinema do Brasil. Agora o diretor está prestes a provocar novamente esta "tsunami" de interatividade com o lançamento de "Rio", uma produção de US$ 90 milhões que será exibida em mil salas de nosso país.
"Rio", lançamento do estúdio 20th Century Fox, será distribuído em 150 países, fato que irá projetar a imagem do Brasil e da cidade do Rio Janeiro para um público de estimado de 160 milhões de pessoas.
Assista o trailer do filme
Mas é importante perceber que qualquer filme possui uma trilha sonora e esta é um componente fundamental da experiência proposta ao público.
Já ouviu falar no "efeito Mozart"? Leia então o post publicado pelo músico Fábio Neves sobre um outro lado da experiência com a música.
*********************************************************************************
* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.
Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.
Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Alê Barreto é cliente do Itaú.
*********************************************************************************
Receba informações sobre cultura e participe das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)
ABGC no Facebook
ABGC no twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário