sexta-feira, abril 08, 2011

Desenho animado provoca uma grande experiência cultural




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


Semana passada, ao começar a falar sobre consumo cultural, propus algumas questões, tendo como perspectiva a discussão da ideia do Marketing de Experiências. Uma das perguntas foi:

"de que forma podemos pensar produtos e serviços culturais que despertem a atenção pelo valor gerado pela sua interatividade"?

Um bom exemplo disso é o cinema de animação. Alguém tem dúvida de que um desenho animado gera valor?



"A Era do Gelo 3", dirigido por Carlos Saldanha, recebeu 9 milhões de expectadores nas salas de cinema do Brasil. Agora o diretor está prestes a provocar novamente esta "tsunami" de interatividade com o lançamento de "Rio", uma produção de US$ 90 milhões que será exibida em mil salas de nosso país.

"Rio", lançamento do estúdio 20th Century Fox, será distribuído em 150 países, fato que irá projetar a imagem do Brasil e da cidade do Rio Janeiro para um público de estimado de 160 milhões de pessoas.


Assista o trailer do filme


Mas é importante perceber que qualquer filme possui uma trilha sonora e esta é um componente fundamental da experiência proposta ao público.

Já ouviu falar no "efeito Mozart"? Leia então o post publicado pelo músico Fábio Neves sobre um outro lado da experiência com a música.


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.


*********************************************************************************



Receba informações sobre cultura e participe das redes sociais da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC)



ABGC no Facebook



ABGC no twitter

Nenhum comentário: