quarta-feira, novembro 17, 2010

O telefone é uma ferramenta importante para o produtor e o gestor cultural




Por Alê Barreto*


Você já se deu conta que saber usar o telefone pode fazer a diferença na hora de planejar ou gerenciar um projeto cultural?

O senso comum diz que no mundo da produção "o importante são os contatos". Discordo: o importante é saber como acessar os contatos. Uma das maneiras é saber usar o telefone. Temos na maioria das vezes uma sensação de que sabemos usar, pois basicamente é preciso falar e ouvir, algo que já fazemos desde a infância.

Dê uma espiada no roteiro abaixo e veja se o telefone está sendo utilizado da forma mais eficiente.


Como você aborda uma pessoa no telefone pela primeira vez?

Quando ligar para alguém, seja objetivo na sua apresentação.

Exemplo:

"Boa tarde, meu nome é Alê Barreto, sou um produtor cultural. Estou falando com João Carlos, gerente de patrocínio da Doações Culturais Ilimitadas"?

Em uma frase você diz quem é, o que faz e pede confirmação para saber se quem está atendendo é quem você está procurando.


Peça licença para não se tornar invasivo

Muitas vezes quem atende, não pode falar muito naquele momento. Verifique se é possível falar.

Exemplo:

"João Carlos, eu gostaria de falar rapidamente, não mais que três minutos, para saber como encaminhar uma proposta de projeto que acredito ser também do interesse de sua empresa. Posso falar"?


Se a pessoa não pode falar

Não force a barra. A primeira impressão é que fica. Se você for um chato, irá inviabilizar novos contatos. Busque uma alternativa.

Exemplo:

"Ok João Carlos, entendo que neste momento não é possível. O que você acha melhor: eu ligar novamente ou você me passar seu endereço de e-mail para mim ir adiantando a conversa? Qual o melhor horário para ligar?"


Se errou o contato, busque informações

Muitas vezes você liga e ouve "a pessoa que atende este assunto agora tem outro telefone, trabalha em outro departamento". Daí você simplesmente agradece e desliga.

Aproveite e busque saber como encontrar esta pessoa.

Exemplo:

"João Carlos, você teria o novo telefone desta pessoa ou poderia me indicar o número de telefone de alguém que possa passar esta informação?"


Telefone não é solução. É uma ferramenta. Cabe aos produtores e gestores saberem utilizá-lo.

*********************************************************************************



* Alê Barreto é administrador, produtor cultural e autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação disponibilizada de forma livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows. Trabalha novos conceitos e oferece serviços diferenciados para empresas, produtores, grupos culturais e artistas. Divulga reflexões sobre seu processo de trabalho no blog Alê Barreto, divulga ideias contra o machismo no blog encantadoras mulheres e compartilha a experiência do método livre de produção de shows no blog "Aprenda a Organizar um Show".

21-7627-0690 (Rio de Janeiro)
alebarreto@gmail.com

Nenhum comentário: