terça-feira, julho 06, 2010

Petrobras lança videocast de cultura




Por Alê Barreto*


Estava pegando informações sobre o Programa Petrobras Cultural 2010 e encontrei a ótima notícia do videocast Compacto, uma iniciativa que merece ser multiplicada por empresas em todo o Brasil.

Leia abaixo o conteúdo na íntegra.


Compacto Petrobras - episódio 01 - bloco 1 - Siba e Catatau

A Petrobras lançou um videocast de cultura chamado Compacto, que traz uma série de vídeos com entrevistas e shows de artistas da nova música popular brasileira. Os videocasts são arquivos em vídeo, que podem ser assistidos ou baixados pela internet. A cada semana, será postado um novo vídeo de dez minutos no site www.petrobras.com.br/compacto, com um encontro musical entre artistas de diversas regiões e gêneros musicais brasileiros, que conversam e tocam músicas ao vivo. Na estreia do blog será exibido o primeiro bloco do programa com o pernambucano Siba Veloso, ex-Mestre Ambrósio, e o cearense Fernando Catatau, do grupo Cidadão Instigado.

Na primeira temporada do Compacto, serão exibidos 13 programas, divididos em dois blocos cada. A ideia do projeto é mostrar a diversidade musical brasileira e compartilhar os novos sons que estão sendo feitos nas cinco regiões do país. Por isso, a equipe do programa está promovendo encontros musicais inéditos, como o da DJ e cantora pernambucana Catarina Deejah com a paraense Gabi Amaranto, conhecida como “Beyoncé do Pará”, e da cantora de hip hop Lourdes da Luz com o compositor e artista plástico Kiko Dinucci.

O formato do programa une entrevista e música de uma forma não convencional. Não há entrevistador e cartas ficam espalhadas pelo cenário. Para divulgar e compartilhar na Internet o som destes novos artistas, o projeto conta com um canal no Twitter e no Youtube. Outra novidade é que os conteúdos do projeto estão registrados com a licença Creative Commons, que permite o compartilhamento dos vídeos para uso não comercial. É a primeira vez que a Petrobras utiliza a licença.

A primeira temporada do Compacto será dedicada à música, mas o programa também pretende abordar outras linguagens, como trilhas de cinema, cultura digital e outros setores da cultura patrocinados pela Petrobras.

O objetivo da Companhia ao lançar o videocast é reforçar os atributos de diversidade e origem brasileira da Petrobras e trabalhar a presença da marca nos meios digitais a partir da produção de conteúdos de entretenimento, seguindo tendência do setor. "A atuação da Petrobras como patrocinadora de cultura é marcada pela diversidade de gêneros e estilos. Por isso incluímos a Cultura Digital como um setor patrocinado e investimos no uso de redes sociais como forma de promover e intensificar nossa participação na dinâmica cultural brasileira", afirma o coordenador de música da área de Patrocínios Culturais da Petrobras, Claudio Jorge de Oliveira.

Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/noticias/petrobras-lanca-videocast-de-cultura/


*******************************************************************

* Alê Barreto tem 38 anos. É administrador, produtor cultural independente, palestrante e gestor de conteúdo também dos blogs Alê Barreto, onde divulga seu processo de trabalho, e Encantadoras Mulheres, um blog que tem por objetivo reciclar valores machistas.

Nenhum comentário: