terça-feira, fevereiro 09, 2010

Produtor Cultural Independente desembarca em Brasília para 6ª edição do curso "Aprenda a Organizar um Show"


Croqui do projeto de Brasília feito pelo mestre Oscar Niemeyer


Alê Barreto
Administrador, produtor cultural independente e palestrante


Toda véspera de algum acontecimento marcante, perco o sono. Desta vez não foi diferente. Agora são 02:18 da manhã do dia 09 de fevereiro de 2010.



Daqui algumas horas viajo do Rio de Janeiro um percurso de 1148 km até Brasília,



nossa linda capital, para ministrar o curso "Aprenda a Organizar um Show", método para produção de shows musicais voltado para músicos e produtores iniciantes, acessado desde outubro de 2007 por mais de 10.000 pessoas.

Para muitos palestrantes, uma viagem deste tipo é apenas mais um evento em sua rotina. Para mim, não. Este curso que estou indo ministrar é uma ação educativa voltada para o desenvolvimento humano e para produção cultural. Trabalhar com isso é uma das grandes escolhas da minha vida.

Hoje será um dia muito importante. Vou rever amigos e conhecer novos parceiros. Irei falar das minhas experiências. Irei aprender com as experiências dos participantes.

Quatro fontes inspiram o método de trabalho que será desenvolvido com as pessoas interessantes que irão se encontrar no curso "Aprenda a Organizar um Show":

- a busca e o compartilhamento da autonomia;
- os ensinamentos do anarquista Roberto Freire, do educador Paulo Freire e pessoas que acreditaram e acreditam que as mudanças são possíveis;
- a vontade de estar perto da música e de aprender com as pessoas;
- 7 anos de experiência como produtor cultural independente.

Mas a viabilidade desta ação cultural só foi possível graças ao excelente trabalho da minha parceira Mirella Malta. Esta profissional tem sido uma importante agente de fomento à capacitação dos profissionais que atuam na cultura, entretenimento e terceiro setor em Brasília.



Mirella tem oferecido de forma permanente cursos com os principais expoentes de temas da atualidade, como

- Romulo Avelar, autor do livro "O Avesso da Cena - Notas sobre produção e gestão cultural";

- Leonardo Brant, pesquisador de políticas culturais, autor dos livros "Mercado Cultural", "Políticas Culturais vol.1 (org.)", "Diversidade Cultural (org.)" e "O Poder da Cultura";

- Fábio Cesnik, autor do livro "Guia do Incentivo à Cultura", pela Editora Manole.


Quem tem interesse em ampliar a sua formação e mora em Brasília ou cidades próximas, pode acompanhar a programação dos cursos no blog http://mirellamalta.blogspot.com/




Quem está a fim de investir na sua carreira independente, para se capacitar para trabalhar de forma profissional com shows, ainda dá tempo. O curso "Aprenda a Organizar um Show" começa hoje e termina dia 10. Será realizado das 14h às 22h, no Centro de Estudos da UNACON, SCS Quadra 8, Bloco B50, 4º andar - Edifício Venâncio 2000 (ao lado do Pátio Brasil), em Brasília.

Os participantes do curso receberão treinamento, certificado, participarão do sorteio de duas consultorias e poderão participar da nova Rede de Notícias Culturais Sustentáveis.

Informações: Mirella Malta (mirellamalta@globo.com) fone (61) 9273-9002

Nenhum comentário: