segunda-feira, agosto 17, 2009

Trabalhar com projetos = negociação e administração de conflitos




Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Quem já teve a oportunidade de tentar viabilizar um projeto cultural, já pode perceber que exige muito jogo de cintura. Por mais afinidade que tenhamos com os colegas, em vários momentos, seja na hora de decidir, seja na hora de executar, surgem os conflitos. Nem sempre há um consenso natural na tomada de decisões e então partimos para a negociação.

O mestre Milton Santos diz que "a clarividência é despertada através do estudo". A habilidade de negociar também. É saber negociar é fundamental para o trabalho de um produtor cultural independente.

Há muitos livros sobre este assunto. Eu vou indicar dois.

O primeiro é este, que eu já li:



Qual a melhor maneira das pessoas lidarem com suas diferenças? Como chegar ao sim sem entrar em guerra? Inspirados nestas duas instigantes perguntas e nos seminários apresentados na Harvard Law School, Fischer, Ury e Patton descrevem no livro Como Chegar ao Sim – A Negociação de Acordos Sem Concessões, um método de negociação que se opõe aos caminhos tradicionais amplamente praticados na maioria das relações interpessoais em nossa sociedade.

Recheado de bons exemplos e com linguagem bastante acessível, a obra não necessita conhecimentos específicos anteriores para sua compreensão.

A obra é dividida em cinco grandes partes. Na parte I , “O Problema”, os conceitos da nova abordagem negocial são apresentados. Na parte II , “O Método”, os novos conceitos são aprofundados. Na parte III, “ Sim, Mas...”, são tratados pontos polêmicos da negociação, do tipo “como lidar com negociadores mais poderosos, que não queiram jogar ou que ainda usem truques sujos”. Na parte IV é apresentada a conclusão da obra e por fim temos a parte V que é uma seção com dez perguntas de “como chegar ao sim”, utilizando o método proposto no livro.

Só digitar o nome no google que você encontrará muitas opções de adquiri-lo via internet. Procure também nas bibliotecas que você tem acesso.


O outro é este, que comecei a ler:



Negociação e administração de conflitos, de Eugenio do Carvalhal, Antônio André Neto, Gersem M. de Andrade e João Vieira de Araújo, faz parte de uma série de livros da FGV, que além de citar o método do livro indicado anteriormente, traz informações sobre o negociador brasileiro.

Pode ser adquirido direto com a editora da FGV.


Ambos os livros nos levam a refletir sobre um dilema presente em nosso dia-a-dia: competir ou colaborar.

Eu prefiro colaborar.

Nenhum comentário: