sábado, julho 11, 2009

Aprofunde seus conhecimentos sobre o setor cultural no Brasil através do Sebrae




Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Após falar na primeira semana de julho sobre a importância do prazer na produção cultural, tema que particularmente mexe muito comigo, parei de escrever por uma semana e refleti sobre o assunto.

Tentei lembrar o que eu fazia (e faço) para driblar as dificuldades e atingir os meus objetivos. Percebi que uma das alternativas é não aceitar cegamente o que as pessoas me falam sobre o setor cultural. Procuro sempre investigar as informações que encontro. Numa destas investigações, cheguei até o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

O que tem a ver empreendimentos SEBRAE com produção cultural independente? Anote bem em sua agenda: tudo. Uma parcela considerável dos projetos e ações culturais que acontecem no país integram os 14,8 milhões de micro e pequenas – 4,5 milhões formais e 10,3 milhões informais – que respondem por 28,7 milhões de empregos e por 99,23% dos negócios do país. Toda vez que você quer fazer um show e pede apoio cultural para que um restaurante forneça alimentos e bebidas para o camarim, você está entrando em contato com uma pequena empresa. Toda vez que você vai ao escritório de um empresário ou produtor cultural, você está entrando em contato com uma pequena empresa. Toda vez que você, mesmo estando trabalhando no que não gosta, gasta o seu tempo pensando em como poderia abrir um negócio em que pudesse trabalhar 100% do seu tempo com cultura, você está pensando na palavra "empreendimento".

Chegar até o SEBRAE é muito mais fácil do que a gente imagina. Comece pelo site. Ao digitar www.sebrae.com.br você se depara com esta tela:





Para começar, leia um pouco sobre o trabalho do Sebrae clicando em "institucional".

Depois, clique em "setores" e selecione "cultura e entretenimento".



Aqui você poderá navegar e acessar muitas informações importantes sobre o setor e o cenário atual da cultura no país.


No item "panorama" você irá encontrar os textos




"um setor de potencialidades",





"Termo de referência para atuação do sistema Sebrae na Cultura e Entretenimento",




"dez dicas para empreender na cultura",




e o livro "Cultura: ferramenta de desenvolvimento".


No item "gestão", você irá encontrar os textos




"Mapa da gestão cultural",




"O gestor cultural",





a entrevista com o administrador, produtor e gestor cultural, Romulo Avelar,




O livro "Territórios em Movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva", que aborda experiências de desenvolvimento econômico e social de territórios por meio da dinamização de saberes locais e da valorização da identidade.




e o link para a biblioteca online sobre cultura e entretenimento.


Há mais informações. Mas o importante é dar o primeiro passo. Comece a ler, conheça mais sobre o setor cultural e visualize novas possibilidades para fortalecer sua ação cultural.

Nenhum comentário: