terça-feira, junho 09, 2009

Um mapa de serviços pode facilitar a produção executiva do seu espetáculo


A metamorfose de Narciso/Salvador Dalí


Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)


Há um mito de que o produtor executivo deve resolver tudo. Na verdade ele não tem que resolver tudo. O que acontece é que muitas vezes ele é a única pessoa disponível que talvez possa resolver imprevistos que apareçam na produção de um espetáculo.

A capacidade de resolver imprevistos está diretamente relacionada a organização das etapas de pré-produção de uma ação cultural. É como sair em viagem de férias. Se você se prevenir antes, não terá problemas depois.

Quando uma pessoa vai viajar, sempre que possível leva um guia que possui uma série de informações úteis: nome das ruas, localização de lojas, bancos, farmácias, etc. Faça o mesmo quando for para um show. Vá até o local ou pesquise na internet as seguintes informações:

- deslocamento: tenha um mapa das ruas e saiba o sentido do trânsito e locais permitidos para estacionar. Saiba também onde localizar rapidamente táxi e metrô.

- dinheiro: boa parte dos imprevistos que surgem são resolvidos com aquisição de algum produto ou contratação de algum serviço. Mesmo que você tenha levado uma quantia de dinheiro para produção, é importante saber onde poderá sacar mais dinheiro caso seja necessário;

- comunicação telefônica: quase todos os imprevistos são resolvidos através da comunicação. Logo, se você não possue um telefone celular à sua disposição, saiba se você terá no local do espetáculo um telefone à sua disposição ou onde pode adquirir cartões e acessar telefones públicos. Em shoppings geralmente os aparelhos funcionam.

- internet: se não estiver utilizando um laptop com internet móvel, saiba onde ficam cybers café ou lan houses e respectivos dias e horários de funcionamento.

- saúde: todo mundo pode ter repentinamente uma dor de cabeça, sofrer pequenos acidentes, contrair alguma infecção. Saiba a localização das farmácias mais próximas (e respectivos horários de funcionamento), hospitais de pronto atendimento, postos de saúde e como acessar serviços de emergência.

- alimentação: muitas vezes é necessário produzir um pequeno camarim ou providenciar um lanche para uma equipe. Saiba a localização de supermercados e lojas de conveniência.

- ferragem: é muito comum "na última hora" você precisar materiais como fitas adesivas, elementos de fixação como pregos, parafusos, barbantes, material elétrico, etc. Saiba a localização de ferragens ou lojas de materiais de construção.

- vestuário: saiba a localização de lojas como C&A, lavanderias expressas, alfaiataria e costureira.


Se você tiver em mãos "um mapa" pessoal com estas informações, poderá resolver uma série de problemas que surgem de última hora com mais tranquilidade.

Nenhum comentário: