segunda-feira, junho 29, 2009

Pessoas interessadas em software livre também tem interesse em produção cultural independente


Alê Barreto ministrando o curso Aprenda a Organizar um Show no FISL 10




Por Alê Barreto (alebarreto@produtorindependente.com)



Nossos medos muitas vezes são obstáculos para que a gente realize o que nós sabemos que temos capacidade de realizar. Esta foi a lição que aprendi ao participar do 10º Fórum Internacional do Software Livre em Porto Alegre.

Sexta, dia 26 de junho, jantei com amigos e no meio da conversa, um deles me disse: "sabe, este método seu para shows é muito bacana, mas ninguém usa". Falei para ele que a maioria das pessoas não usa porque é um conhecimento novo. Mas fiquei pensando. De repente me senti um pouco inseguro. E se as pessoas realmente não quiserem aprender a organizar um show? E se as pessoas quiserem fazer o show de forma caótica? Não concluí nada. Mas continuei inseguro.

No sábado, dia 27 de junho, cheguei no Centro de Eventos da PUC/RS e fiz um passeio pelos estandes do Fórum. Encontrei muita gente com laptops. Computadores por toda parte. Projeto sociais muito bacanas, como o Software Livre Educacional, o estande do Ponto de Cultura Minuano, Rede Mocambo, enfim, uma diversidade de grupos humanos e de ações, todas com a idéia de compartilhamento do conhecimento.

Fui me informar onde seria minha palestra e percebi que era um auditório fora do Centro de Eventos. Como eu já estava com aquela sensação da insegurança na sexta, pensei: "Caramba, não vai ir ninguém".

No caminho para a sala, a minha mente não dava trégua: "não vai ir ninguém", "isso é um evento para o pessoal da informática", etc. Quando cheguei lá, tinha uma pessoa na sala. Fiquei aliviado.

Ao começar a preparar a exibição da apresentação em PDF num telão, notei que começaram a chegar pessoas na sala. Quando me dei conta, tinha vinte e duas pessoas!





Propus que todos nos apresentássemos uns para os outros. Tinha gente do RS, Macapá, Brasília, São Paulo, Campinas e Espírito Santo. Apresentei para este público os tópicos que iríamos trabalhar:





Depois, falei sobre as etapas de um show: pré-produção, produção e pós-produção.




Concluída esta etapa, partimos para a outra parte do curso.




Apresentei aos presentes como foi construído o livro "Aprenda a Organizar um Show"




e os resultados obtidos até hoje com esta ação de empreendedorismo cultural.





Por fim, apresentei sugestões que considero importantes para multiplicar uma ação cultural.




Se eu tivesse ido atrás dos meus medos, talvez nem tivesse comparecido. Mas eu fui. E vi que educação para a produção cultural não é só uma boa idéia. É realmente uma necessidade. Caso contrário, ninguém viria, ninguém baixaria o livro, ninguém visitaria este blog. E é exatamente o contrário. Cada vez mais as pessoas procuram estes conteúdos. Por isso eu vou persistir no meu projeto.

Nenhum comentário: