sexta-feira, abril 10, 2009

TVs Universitárias podem escoar a produção independente


Imagem: Felipe Obrer


Por Alê Barreto


Um debate que vem crescendo no Brasil é a questão da distribuição de conteúdos independentes.

Esta questão aparentemente parece uma incógnita. Muitos profissionais que trabalham nas grandes empresas de comunicação que controlam a quase totalidade dos canais de veiculação de conteúdo para a população alegam que nada podem fazer, pois são funcionários destas empresas e somente podem divulgar produtos culturais que tenham grande retorno de audiência. Por outro lado, muitos artistas reclamam que o seu trabalho não acontece devido a este "bloqueio" que não permite que eles consigam veicular seu trabalho.

Quando trabalhei no RS com artistas independentes, percebi que existem novos canais de comunicação que estão se estruturando no Brasil e que são livres. Muitos deles inclusive se propõem a estimular novas produções independentes. Um bom exemplo disso são as TVs Universitárias.

Pensando nisso, estes dias naveguei pela internet e descobri no youtube uma iniciativa muito legal que está rolando no Rio Grande do Norte. Trata-se do programa Olhar Independente, um programa semanal que tem a finalidade de divulgar e discutir a produção audiovisual potiguar, assim como também produções de estados vizinhos, promovendo a interação da Televisão Universitária com os produtores independentes.

A equipe do programa tem a direção de Bernadete Lago, co-direção de Rosália Figueiredo, direção de fotografia de Cláudio Cavalcante, produção e apresentação de Érica Lima e edição de Mário Soares.

Conheça uma TV Universitária por onde pode escoar a produção independente:

Nenhum comentário: