domingo, fevereiro 08, 2009

Carnaval: festa que dá trabalho para o produtor cultural


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Por Alê Barreto

Na maior parte das cidades brasileiras, o mês de fevereiro é considerado um "mês ruim" para quem está começando a trabalhar com produção cultural. Esta avaliação, no meu ponto de vista, um pouco equivocada, têm sua origem basicamente em dois fatores: intolerância de quem não gosta do carnaval e falta de conhecimento do que ele representa em termos de oportunidades de trabalho.

Muita gente não gosta de samba. Muita gente não gosta de carnaval. Eu mesmo não sou o maior dos foliões. Independente disso, reconheço a importância do carnaval na cultura brasileira e sei que ele pode ser um importante fonte de trabalho para um produtor cultural independente no período do verão. Para você ter uma idéia, segundo a reportagem da Agência Sebrae de Notícias, publicada em 13/02/2006, o carnaval é uma indústria que movimenta R$ 1 bilhão em negócios e gera mais de 300 mil postos de trabalho só no Rio de Janeiro. O impacto econômico desta atividade cultural motivou a realização de uma pesquisa sobre a Cadeia Produtiva do Carnaval no Rio e em São Paulo.

Neste sentido, acho interessante que você aproveite alguns dias do carnaval para ler um resumo da pesquisa sobre a economia do carnaval coordenada pelo professor Luis Carlos Prestes Filho.





Após ler estas informações, faça uma estimativa do número de postos de trabalho que são gerados em todas as cidades do Brasil que possuem festas de carnaval. Você irá perceber que ampliando sua visão sobre o mercado cultural brasileiro talvez seja possível planejar atividades de prestação de serviços de produção para que os próximos sejam "outros carnavais".

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