quarta-feira, junho 18, 2008

Lançamento do livro "O Avesso da Cena"

Artigo da Redação do site Cultura e Mercado, originalmente publicado em 17 de junho de 2008

O primeiro livro do produtor e gestor cultural mineiro Romulo Avelar, “O Avesso da Cena – notas sobre produção e gestão cultural”, aborda as questões técnicas, administrativas, financeiras e políticas que permeiam e oferecem suporte à cena cultural.

Editado pelo selo DUO Editorial e viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o livro é resultado da trajetória de Romulo Avelar no campo cultural e de suas entrevistas com 53 renomados produtores, gestores, artistas, jornalistas e promotores culturais de Minas Gerais e outros Estados (a lista de entrevistados está abaixo).

Nas palavras do autor, o livro apresenta “Um mundo distante das luzes dos refletores, mas cuja compreensão se revela cada vez mais determinante para a profissionalização num setor que se expande em velocidade acelerada”.

Segundo Avelar, o público que vê um espetáculo não imagina a infinidade de providências que precisam ser tomadas nos bastidores, antes, durante e depois daquele breve período em que o artista está em cena. Para que um espetáculo aconteça, “uma legião de anônimos trabalha arduamente para que tudo esteja pronto e perfeito no momento da abertura das portas ao público”, afirma. “Este é o avesso da cena”, completa.

Leia na íntegra

Nenhum comentário: