quinta-feira, maio 08, 2008
Programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2008-2010
A arte propicia compreensão de aspectos da vida, dos relacionamentos e da realidade, sendo uma forma de conhecimento do mundo imediato, concreto e intuitivo. A utilização das linguagens artísticas no processo educativo não-formal é uma prática freqüente em organizações voltadas para ações de inclusão social, econômica e cultural, assim como em museus e instituições culturais.
Uma parcela significativa dos museus e das instituições culturais brasileiros desenvolve atividades educativas que valorizam as culturas locais, regionais e/ou de um grupo específico, propiciam a discussão e o respeito pela diversidade cultural e/ou ampliam o repertório nas diversas linguagens artísticas.
As ações educativas no campo da cultura e da arte realizadas em organizações, museus e instituições culturais são criadas, coordenadas e executadas por educadores. São esses profissionais, com formação diversa, que dão forma às idéias, constroem e aperfeiçoam as atividades educativas de forma integrada com os participantes/educandos. Eles criam estratégias e metodologias específicas para o público participante, de acordo com o contexto em que estão inseridos e em harmonia com os referenciais culturais e as linguagens artísticas utilizadas. Os educadores atuam como mediadores, facilitadores, estimuladores, orientadores e parceiros na construção de experiências educativas que são significativas para sua formação cultural e de todos os participantes.
O programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2008-2010 pretende mapear e valorizar os educadores e as experiências criadas e colocadas em prática por eles no contexto da educação não-formal. As ações nesse contexto são fundamentais para a experimentação na educação, a transformação pessoal e profissional dos participantes e o desenvolvimento sociocultural no Brasil.
Saiba mais
Marcadores:
ação educativa,
arte e cultura,
educação não-formal,
formação cultural,
processo educativo,
Programa Rumos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário