sábado, dezembro 29, 2007

Fascículo 21: Bilheteria



A bilheteria é o ponto de venda de ingressos.

É o primeiro espaço de atendimento ao público espectador de um show. Por isso, é importante ter critérios para escolher quem vai trabalhar nesta função. Isso evita prejuízos na sua imagem e no seu bolso.


Critérios para escolha do bilheteiro

• Honestidade: deve ser uma pessoa extremamente confiável. Todo o dinheiro arrecadado no show irá circular pelas mãos deste profissional;

• Pontualidade: o bilheteiro deve chegar no horário combinado. Atraso prejudica a venda de ingressos;

• Postura profissional: bilheteria não é lugar para bater papo, tomar cerveja, escutar música... é um local de atendimento ao público.

• Noções mínimas de matemática: o bilheteiro deve saber calcular rapidamente o troco. Parece óbvio, mas muita gente se atrapalha e isto ocasiona filas imensas.


Dicas:

• Sempre que possível trabalhe com ingressos com sistemas de segurança. Isso previne fraudes. Para shows de pequeno porte, você pode adquirir um talão de comando de dois corpos em uma livraria.

• Se não for trabalhar com cheque, coloque um cartaz bem visível com esta informação.

• Facilite o troco. Providencie uma quantia em dinheiro para o bilheteiro. Oriente-o para que - cordialmente - solicite ao público o pagamento do ingresso com dinheiro o mais trocado possível.

• Durante o show, conte “a olho” o número de pessoas presentes e anote.

• Use o “borderô”. O termo é pomposo, vem do francês “borderaux”, mas nada mais é do que uma tabela para o controle de venda de ingressos.

Neste documento, especifique o tipo de ingresso, valores e quantidades vendidas.

Veja um exemplo:



O ciclo do ingresso

O ingresso é composto por duas partes: o canhoto (parte menor que fica no bloco) e a parte destacável.

O cliente compra o ingresso e recebe a parte destacável (que será entregue ao porteiro e armazenada em uma urna lacrada). Já o canhoto fica com a bilheteria e auxilia na conferência da venda de ingressos.


Horário e quantidade de bilheterias

Planeje o horário e o número de pessoas necessárias para o bom funcionamento da bilheteria.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: