quarta-feira, dezembro 05, 2007

Fascículo 11: Solicitações, autorizações e contratos


Ilustração: Yara Baungarten

Organizar um show não é só “pegar contatos, ligar e fechar pontes”.

É importante saber fazer solicitações, obter autorizações e estabelecer contratos. Trata-se de uma forma mais profissional de se colocar no mercado independente e, além de ser uma formalidade, é uma garantia a mais para todos os envolvidos.


Solicitações

São comunicações que você estabelece com pessoas ou empresas para obter informações que necessita para organizar o show. Faça por escrito.
Como fazer:

- descubra quem é a pessoa com quem você precisa falar e seu telefone de contato;

- ligue e se apresente; seja cordial e o mais objetivo possível;

- peça as informações desejadas.


Autorizações

Há espetáculos em que o produtor executivo necessita contatar órgãos públicos para obter autorizações. Por motivos óbvios, solicite as autorizações por escrito.


Alguns exemplos:

- Atestado de Responsabilidade Técnica (ART): deve ser exigido do engenheiro ou arquiteto responsável quando forem construídas instalações tais como palco, áreas de backstage, passarelas etc;

- Alvará de autorização para entrada e permanência de menores;

- Autorização para alterações no tráfego: caso seja necessário desviar o trânsito ou informar possibilidade de congestionamento em vias públicas devido à realização do show.


Contratos


Existem muitos tipos. Os mais utilizados são:

- Ingresso: é uma forma de contrato, regida pelo Direito do Consumidor. Tudo que você divulgar deverá ser cumprido;

- Contrato de cessão ou locação de espaço: não agende um show “de boca”. Estabeleça um contrato no qual conste se é gratuito ou pago, as obrigações e direitos de ambas as partes;

- Contrato de prestação de serviços artísticos: este documento irá orientar a relação do produtor executivo com os músicos. O que não for previsto no contrato não poderá ser exigido depois;

- Contrato de prestação de serviços com fornecedores: estabelece as obrigações e direitos de cada parte e níveis de responsabilidade.


Fique atento: não havendo nenhum contrato, o produtor executivo que promoveu o show poderá responder por todo e qualquer dano causado aos músicos, técnicos, equipe de produção, público e patrimônio.


O conteúdo deste fascículo está sendo distribuído em arquivo eletrônico, formato PDF, através do Banco de Cultura do site Overmundo.

Nenhum comentário: